Apresentar avanços no posicionamento da marca, conquistar mais exposição e visibilidade no mercado, fortalecer a cultura organizacional e, ainda, manter uma reputação inabalável do negócio, são desafios diários dos gestores e times de comunicação e marketing nas empresas. Entretanto, há formas de fazer “a roda girar” bem engrenada, apresentando eficiência e performance.
A primeira ação é definir os objetivos, deixando-os claros e mensuráveis. Para isso, é preciso estabelecer metas específicas e tangíveis para sua equipe, e certificar-se de que todos os membros compreendam as expectativas, tendo visibilidade do progresso. Use métricas para avaliar o desempenho e medir o sucesso.
Outro ponto importante é explorar ferramentas de gerenciamento e automação. Para isso, recomenda-se utilizar a tecnologia para simplificar tarefas rotineiras e reduzir o tempo gasto em atividades manuais e repetitivas. Isso permitirá que sua equipe foque em atividades mais estratégicas e criativas.
Ainda dentre as ações necessárias para entregar eficiência nas áreas de comunicação e marketing, está o encorajamento à colaboração e trocas constantes entre diferentes equipes. Estimule a comunicação aberta e transparente entre todos. Isso ajudará a garantir melhor alinhamento com as metas e estratégia-macro do negócio.
Mais uma ação fundamental neste contexto é manter-se atualizado sobre boas práticas e tendências. Para tal, é preciso acompanhar as mudanças no mercado de atuação e sobre o que há de interessante em outras áreas também. Manter a equipe atualizada sobre as melhores práticas e mudanças no setor pode contribuir na geração de mais resultado, e permitirá que todos possam estar um passo à frente e oportunizem espaços de destaque.
Considere, também, o estímulo à criatividade e à interação por meio de brainstormings, workshops, rodas de conversa e até bate-papos informais. Tudo em prol da geração de novas ideias.
Priorizar a experiência do cliente é mais um caminho para chegar à eficiência aqui em discussão. Diante disso, a padronização do “tom de voz”, mensagens entre os canais, identidade visual e ações de ativação de marca precisam ser consistentes também “dentro de casa”. Isso porque a percepção do cliente em relação à marca é uma entrega coletiva, não apenas das áreas de comunicação e marketing. Todos os profissionais precisam saber “de cor” como proporcionar a melhor experiência, sendo multiplicadores da essência e valores da empresa.
Por último, não menos importante, mantenha o monitoramento e compartilhamento de resultados bem afinado com diferentes áreas. Assim, as ações estarão mais bem direcionadas e a eficiência com mais chances de ser conquistada.
Seja qual for o tamanho da sua equipe, escopo de trabalho, volume de demandas e variedade de clientes atendidos, internos ou externos, saiba que é possível garantir o equilíbrio quando há organização e comprometimento. Então, mãos na massa!
Por Luciana Nogueira
Head de Marketing e Comunicação Corporativa na One7