Startup lança “GerAI”, assistente pessoal gratuito para WhatsApp com IA do ChatGPT

O GerAI é um assistente pessoal diferente de tudo o que você conhece que chega ao mercado para otimizar tarefas pessoais, profissionais e ainda oferecer entretenimento de forma gratuita. Se trata da combinação da Inteligência Artificial do ChatGPT com o WhatsApp para transformar a maneira de se conectar ao mundo por meio do smartphone. 

Completamente diferente dos assistentes tradicionais, o GerAI não acende a luz do banheiro e nem toca músicas. A principal proposta da startup é permitir que a tecnologia generativa seja acessível a todos de modo prático e gratuito, sem que o usuário perca tempo digitando prompts (comandos) complexos para explicar minuciosamente o que deseja e ainda assim obter resultados confusos.

Os prompts, aqui, são substituídos por hashtags (#) e emojis pré-programados em uma lista que já conta com mais de 30 funcionalidades e pode ser acessada no site do GerAI pelo link: https://gerai.com.br/hashtags/. A escolha da hashtag ou emoji e o envio de instruções simples resultam em respostas completas e personalizadas.

Se o usuário quiser criar um plano de negócio para uma hamburgueria, por exemplo, no lugar de entrar no site da OpenAI e digitar um prompt completo solicitando o modelo de monetização, ideias, objetivos e etapas do projeto, ele só precisa acessar o GerAI pelo WhatsApp e digitar “#plano hamburgueria” para ter o mesmo resultado.

Tudo isso com a solução de problemas frequentes apresentados pelo ChatGPT, já que o assistente pessoal integra a API do GPT-3.5 Turbo diretamente ao aplicativo de mensagens sem passar por nenhum site. Ou seja, as principais dificuldades no acesso ao ChatGPT, como o congestionamento de tráfego em horários de muitos acessos, o login com senhas, as cobranças para serviços mais rápidos e o preenchimento de cadastros extensos, são deixados para trás com funções melhoradas.

Grupos de Whatsapp

Outro diferencial é o fato de que o GerAI pode ser adicionado a grupos de WhatsApp. Dessa forma, os usuários conseguem desenvolver trabalhos em equipe com apoio da IA ou até mesmo levar entretenimento para comunidades de amigos e familiares. Para usar a funcionalidade é preciso apenas que o administrador salve o contato e adicione ao grupo.

A proposta é facilitar o uso e reduzir a barreira de adoção da Inteligência Artificial em um processo descomplicado e democrático. “As funcionalidades do GerAI foram desenvolvidas de brasileiros para brasileiros sem o uso de termos complicados em inglês que acabam prejudicando a experiência. Além disso, não queremos fazer diferença entre usuários, todos podem ter a experiência premium sem pagar nada por isso”, explica Rodrigo Pedrosa, fundador e CEO da startup. 

Hashtags e Emojis

A ideia foi bem recebida. O GerAI teve o MVP (protótipo) testado e validado em uma comunidade de jornalistas que conta com mais de 1.000 profissionais. Inicialmente, o sistema apenas elaborava notas de imprensa com SEO e mensagens-chave para Media Training. Agora, ganha upgrade e passa a ser disponibilizado ao público com uma série de hashtags e emojis estrategicamente configurados.

Entre as principais funcionalidades se destacam a revisão e o resumo de textos em poucos segundos, criação de convites, sugestão de respostas naturais e personalizadas para as conversas do WhatsApp, tradutor, sugestão de palavras-chaves para SEO, criação de press release e blogposts.

Além disso, o GerAI traz dicas que envolvem relaxamento, entretenimento e diversas outras atividades, como sugestão de filmes, receitas, presentes, recomendações de saúde, sugestão de playlist, roteiros de viagem, interpretação de sonhos e até jogos. “Este assistente virtual com superpoderes não se preocupa com tarefas básicas, como lembrar o usuário de uma reunião chata com o gerente. Mas quando precisar de soluções complexas, como criar uma copy de vendas com storytelling ou até mesmo compor uma canção, o GerAI estará pronto para ajudar”, conta Rodrigo.

O usuário que optar por falar livremente com a IA, sem o uso de hashtags e emojis pré-configurados, pode enviar a hashtag #gerai seguido da pergunta ou solicitação para obter respostas diretamente da OpenAI.

20 milhões de pessoas

Os próximos passos da startup no mercado trazem altas expectativas de crescimento. Afinal, os números de uso do WhatsApp no Brasil impressionam. De acordo com uma pesquisa produzida pela Opinion Box, cerca de 99% das pessoas com WhatsApp abrem o aplicativo em, pelo menos, um momento durante o dia e 35% delas deixam o aplicativo aberto o dia inteiro.

Com as soluções entregues pelo GerAI, o WhatsApp deixa de ser um aplicativo de mensagens e se transforma em algo indispensável para trabalhar, se relacionar, ter momentos de entretenimento e descanso com o máximo de qualidade. Sem contar que os recursos disponíveis são eficientes, inclusive, para quem tem planos de dados limitados na hora de acessar a internet. 

Diante de tudo isso, a estimativa é que, nos próximos meses, 1 a cada 10 brasileiros passem a usar o assistente pessoal em um resultado que traz aproximadamente o alcance de 20 milhões de pessoas.

Modelo de Monetização

Para tornar o modelo sustentável e escalável, sem precisar exigir pagamento aos usuários, o plano de monetização inclui a criação de hashtags exclusivas que abrem espaço para a curadoria de marcas e empresas “é importante que esses parceiros entreguem valor à comunidade. Se o usuário busca, por exemplo, por um roteiro de viagens personalizado, no próximo passo do projeto ele terá dicas de locais para visitar recomendados pela Inteligência Artificial, só que com a curadoria de agências de viagens que conhecem o local presencialmente.” explica Rodrigo.

O objetivo é treinar a IA para gerar respostas humanizadas com opiniões relevantes “a Inteligência Artificial é fantástica, mas não consegue viver experiências e transmitir emoções como nós, humanos. Ela ainda está em fase de aprendizado e comete erros, por isso a importância de contarmos com players estratégicos no projeto.” finaliza Pedrosa. A expectativa da startup é que grandes marcas se juntem a ela no objetivo de entregar soluções gratuitas aos usuários pelo WhatsApp.

Para acessar o GerAI no WhatsApp, o caminho é pelo site ou salvar o número e mandar uma mensagem direta para +55 11 98275-1998.

One comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *