Entenda o que é Demência Frontotemporal que afeta o jornalista Maurício Kubrusly

A demência frontotemporal, doença que atingiu o jornalista Maurício Kubrusly, é um problema que afeta as regiões frontal e temporal do cérebro, resultando na perda progressiva das funções cerebrais, incluindo linguagem e alterações comportamentais. De acordo com a renomada médica neurologista Helena Fussiger, a demência frontotemporal (DFT) é uma doença neurodegenerativa que causa a perda gradual das funções cerebrais.

Geralmente, a doença se manifesta em pessoas com idade entre 45 e 65 anos, e sua progressão pode variar de paciente para paciente. Por afetar principalmente os lobos frontais e temporais laterais do cérebro, os sintomas mais característicos da DFT estão relacionados ao comportamento e linguagem.

Enfrentando a DFT: Tratamentos e Perspectivas

Infelizmente, assim como outras demências, a DFT ainda não possui cura. No entanto, existem formas de controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais pode desempenhar um papel fundamental no tratamento.

A DFT é uma doença mais rara e apresenta um forte componente hereditário. Segundo Helena Fussiger, “apesar de a maioria das demências serem caracterizadas pelo acúmulo de proteínas anormais no tecido cerebral, cada uma delas possui um tipo específico (ou mais de um) de proteína, que é a marca da doença. A DFT também é uma demência mais rara e possui um componente genético (hereditário) mais significativo do que, por exemplo, o Alzheimer.”

Sintomas e Impactos da DFT

A demência frontotemporal é marcada por alterações comportamentais e de linguagem. A DFT abrange um conjunto de diferentes doenças e sintomas, que progridem ao longo do tempo. Entre os sintomas mais notáveis, destacam-se:

– Alteração de personalidade

– Prejuízo no comportamento social

– Dificuldade na regulação de emoções e impulsos

– Problemas de linguagem

– Problemas de memória

Segundo o neurologista especializado em neuro-oncologia, Leonardo de Sousa Bernardes, os pacientes com DFT podem começar a apresentar delírios e até mesmo sentir que estão sendo perseguidos. As atitudes daqueles que lidam com essa condição podem oscilar entre extremos, seja uma extrema desinibição ou apatia e depressão.

O Desafio do Diagnóstico

Não existe um único teste para diagnosticar a demência frontotemporal. Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), é necessário avaliar uma série de fatores, incluindo a avaliação dos sintomas, das habilidades mentais, exames de sangue e exames cerebrais.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *