Um grupo de estudantes da Bauman Moscow State Technical University desenvolveu um robô protótipo que pode explorar as condições climáticas adversas do planeta Vênus. O robô foi projetado para viajar por distâncias de até 500 metros com saltos, o que permitirá que os cientistas realizem pesquisas mais profundas do planeta.
Design inovador
O robô é uma esfera hermética que contém equipamentos científicos em seu interior. Devido às condições climáticas extremas de Vênus, os cientistas decidiram que a melhor forma de existir no ambiente de alta pressão seria uma esfera. Além disso, o robô é impulsionado por um atuador pneumático com gás comprimido, o que permite que ele se mova na direção correta para explorar o planeta.
“Após analisar vários projetos, decidimos que o melhor a fazer era fazer um veículo inercial, ou seja, um veículo planetário que se move devido ao movimento das massas internas. É uma esfera hermética. Dentro dela está um equipamento científico. A esfera é a melhor forma de existir em um ambiente de alta pressão. Ela pode ser impulsionada por uma massa interna em movimento”, explicou Georgy Scheglov, primeiro vice-chefe do departamento de sistemas aeroespaciais da Bauman Moscow State Technical University.
Missões futuras
A NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) anunciaram recentemente planos para novas missões de exploração em Vênus, mas ainda não se sabe se o robô russo fará parte dessas missões. No entanto, o protótipo criado pelos estudantes russos pode ser um grande avanço na exploração do planeta, que possui condições climáticas extremas.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.