Robô russo desenvolvido por estudantes pode explorar Vênus

Um grupo de estudantes da Bauman Moscow State Technical University desenvolveu um robô protótipo que pode explorar as condições climáticas adversas do planeta Vênus. O robô foi projetado para viajar por distâncias de até 500 metros com saltos, o que permitirá que os cientistas realizem pesquisas mais profundas do planeta.

Design inovador

O robô é uma esfera hermética que contém equipamentos científicos em seu interior. Devido às condições climáticas extremas de Vênus, os cientistas decidiram que a melhor forma de existir no ambiente de alta pressão seria uma esfera. Além disso, o robô é impulsionado por um atuador pneumático com gás comprimido, o que permite que ele se mova na direção correta para explorar o planeta.

“Após analisar vários projetos, decidimos que o melhor a fazer era fazer um veículo inercial, ou seja, um veículo planetário que se move devido ao movimento das massas internas. É uma esfera hermética. Dentro dela está um equipamento científico. A esfera é a melhor forma de existir em um ambiente de alta pressão. Ela pode ser impulsionada por uma massa interna em movimento”, explicou Georgy Scheglov, primeiro vice-chefe do departamento de sistemas aeroespaciais da Bauman Moscow State Technical University.

Missões futuras

A NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA) anunciaram recentemente planos para novas missões de exploração em Vênus, mas ainda não se sabe se o robô russo fará parte dessas missões. No entanto, o protótipo criado pelos estudantes russos pode ser um grande avanço na exploração do planeta, que possui condições climáticas extremas.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *