Brasil inaugura nova fase na indústria aeroespacial com lançamento de satélite nacional

O Brasil deu um grande passo na indústria aeroespacial com o lançamento do nanossatélite Vcub1, desenvolvido pela Visiona Tecnologia Espacial, uma joint-venture entre a Embraer e a Telebras. O satélite foi lançado da base de Vandenberg, na Califórnia, nos Estados Unidos, na madrugada do último sábado (15).

Este é o primeiro satélite de observação da Terra e coleta de dados projetado pela indústria nacional, e tem como principal objetivo validar a arquitetura do satélite e o seu software embarcado, de forma a poder usá-los em satélites de maior porte. A Visiona implementou, e irá testar no Vcub1, todo software que integra o computador de bordo, incluindo o sistema de controle de órbita e atitude, inédito no país.

Além disso, a missão também permitirá a qualificação no espaço da câmera opto 3ucam, a primeira câmera reflexiva projetada e produzida no Brasil. O lançamento do Vcub1 foi contratado junto à empresa de logística e transporte espacial D-Orbit e lançado pelo foguete Falcon 9, dentro da missão Transporter 7, que colocará em órbita diversos pequenos microssatélites e nanossatélites para clientes comerciais e governamentais.

O presidente da Visiona Tecnologia Espacial, João Paulo Campos, declarou que o lançamento do Vcub1 é histórico para a indústria aeroespacial brasileira, pois coloca o país em um seleto grupo de nações que dominam todo o processo de desenvolvimento de satélites e nos capacita para voos ainda maiores.

Próximos passos

Após o lançamento, o Vcub1 deverá ser levado à sua órbita final de forma precisa pelo veículo de transferência orbital Ion, da D-Orbit, e passará por um período de estabilização e testes preliminares. Em seguida, serão realizados os testes de validação das tecnologias embarcadas no satélite, sua missão principal, para que entre em operação definitiva na prestação de serviços de sensoriamento remoto e coleta de dados pela Visiona.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *