A desenvolvedora finlandesa Rovio, criadora de jogos como Angry Birds, foi adquirida pela empresa japonesa SEGA por US$ 775,2 milhões. A aquisição, que ainda precisa ser aprovada por órgãos reguladores, deve ser finalizada no começo de 2024. De acordo com o comunicado oficial, a SEGA está interessada no potencial do mercado de jogos mobile e espera utilizar a experiência da marca no setor para suas próprias franquias, além dos Angry Birds.
A empresa japonesa também pretende aproveitar a plataforma exclusiva de desenvolvimento da Rovio, a Beacon, que facilita a criação de jogos mobile por terceiros. Fundada em 2003, a Rovio atingiu o sucesso global com o primeiro Angry Birds em 2009. O título virou um fenômeno com uma jogabilidade simples e viciante, além da possibilidade de ser expandida para diversas sequências e mídias. A série até ganhou um filme em 2016 e uma sequência em 2019.
Desafios e críticas
Apesar do sucesso inicial, a Rovio enfrentou desafios no mercado mobile, com a alta quantidade de lançamentos consecutivos e o modelo de microtransações adotado, que desagradaram a comunidade. A empresa anunciou recentemente a retirada de jogos clássicos das lojas digitais de Android e iOS por impactar financeiramente os outros títulos, mas pode recuar da decisão após a má recepção por parte dos fãs.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.