Agronegócio brasileiro gera mais de 350 mil empregos formais em três anos

O setor do agronegócio no Brasil tem apresentado um desempenho positivo nos últimos três anos, mesmo diante das instabilidades econômicas enfrentadas pelo país. De acordo com um estudo realizado pela FGV Agro, a expansão e o desenvolvimento estrutural do universo agro brasileiro têm gerado reflexos significativos no mercado de trabalho do setor.

Dados revelam que, em 2019, o setor agro empregava 13,62 milhões de pessoas. Já em 2022, esse número saltou para 13,96 milhões, ou seja, foram criados 344,15 mil novos postos de trabalho, o que representa uma expansão de 2,5%. Esse resultado superou o nível de pessoal ocupado antes da pandemia de covid-19.

Substituição de trabalhadores informais por profissionais formalizados

Além disso, o setor tem registrado uma forte substituição de trabalhadores informais por profissionais formalizados, com maiores direitos trabalhistas, maior estabilidade e melhores remunerações. A incorporação de profissionais formais qualificados é um dos aspectos importantes para o crescimento do setor.

Expansão nos dois principais segmentos do setor

A expansão acumulada de 2,5% da população ocupada no universo agro, entre 2019 e 2022, decorreu do crescimento dos ocupados nos dois principais segmentos do setor: 2,8% na agropecuária e 2,1% na agroindústria.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *