O Twitter anunciou na última terça-feira (30) uma nova função para combater a disseminação de notícias falsas por meio de imagens geradas por Inteligência Artificial (IA). A plataforma ampliou a função Notas da Comunidade para sinalizar tweets com arquivos de mídia duvidosos.
Inicialmente, a ferramenta será restrita a publicações com apenas uma foto, mas futuramente passará a suportar postagens contendo várias imagens, gifs e vídeos. Os tweets sinalizados serão exibidos com o rótulo “Esta nota é sobre a imagem e pode ser mostrada em outros tweets incluindo a imagem”.
Moderação colaborativa
O novo recurso de moderação colaborativa está sendo testado e, por enquanto, só poderá ser criado por colaboradores com pontuação de impacto de escrita de 10 ou mais. Ao usar a ferramenta, as pessoas terão a oportunidade de escolher se o rótulo valerá para o tweet em questão ou para a imagem contida nele e em todos os posts nos quais ela aparece.
A plataforma explicou que, neste primeiro momento, o algoritmo pode apresentar alguma imprecisão ao comparar mídias semelhantes. No entanto, a novidade é uma importante medida para combater a circulação de imagens falsas no Twitter, que tem se tornado cada vez mais comum.
Exemplos recentes
Recentemente, duas imagens geradas por IA viralizaram no Twitter, deixando muitos internautas em dúvida sobre a veracidade delas. Em uma delas, o Papa Francisco aparece usando uma jaqueta da Balenciaga, enquanto a outra sugere um suposto ataque terrorista ao Pentágono.
Com a nova ferramenta, a comunidade poderá denunciar imagens falsas e contribuir para a verificação da veracidade das informações compartilhadas na plataforma. O Twitter reforça o compromisso em combater a disseminação de notícias falsas e garantir a segurança e credibilidade das informações compartilhadas na rede social.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.