O início da semana sempre foi um momento de ansiedade para muitas pessoas, que se preparam para enfrentar uma jornada de trabalho duro. No entanto, uma nova tendência que surgiu no TikTok está propondo uma mudança de atitude: a “segunda-feira mínima”.
Se trata de um movimento que prega que os trabalhadores comecem a semana com a menor quantidade possível de tarefas. A ideia é intercalar o trabalho com atividades prazerosas, voltadas ao autocuidado, e até começar a trabalhar mais tarde.
Embora para muitos possa parecer preguiça, essa tendência reflete mudanças na visão que se tem hoje sobre o trabalho. Há uma discussão sobre a necessidade de se trabalhar tanto, uma vez que os frutos de tanto esforço nem sempre chegam até os funcionários das empresas.
Outras tendências relacionadas
Além da “segunda-feira mínima”, outras tendências têm surgido no mundo do trabalho, como a “demissão silenciosa”, que sugere que as pessoas não devem se sacrificar tanto por seus empregos, e a possibilidade de mudanças na jornada trabalhista para quatro dias por semana.
Origem da tendência
A tendência da “segunda-feira mínima” foi iniciada pela tiktoker americana Marisa Jo Mayers, de 29 anos. Ela começou a compartilhar vídeos sobre a sua rotina, nos quais revela que, ao reconhecer que a segunda-feira era incômoda para ela, resolveu mudar de atitude. Ao invés de trabalhar freneticamente neste dia, ela passou a trabalhar menos, intercalando na jornada momentos de descanso e em que faz outras coisas, como arrumar a casa.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.