Pagamentos em Pix Automático serão liberados em 2024

O Banco Central do Brasil anunciou, na última quarta-feira (21), o lançamento do Pix Automático, uma nova modalidade do sistema de transferências instantâneas que permitirá o pagamento de despesas recorrentes automaticamente. A funcionalidade estará disponível a partir de abril de 2024.

Segurança, flexibilidade e praticidade são os pilares que norteiam o produto, que estará disponível para empresas de todos os portes e segmentos, tanto em modelos de negócios digitais quanto estabelecimentos físicos. Companhias de serviços públicos, academias, escolas, condomínios e serviços de streaming são alguns exemplos.

Funcionamento semelhante ao débito automático

O Pix Automático funcionará de maneira semelhante ao débito automático, porém sem a necessidade de convênios bilaterais com múltiplas instituições, o que atualmente restringe o serviço às grandes empresas. Além disso, será uma alternativa aos pagamentos recorrentes com cartão de crédito, que muitas vezes são inacessíveis a uma parcela significativa da população.

De acordo com Carlos Eduardo Brandt, coordenador do Fórum Pix, “viabilizar pagamentos recorrentes no Pix é fundamental para democratizar o acesso a esse tipo de pagamento para empresas de todos os tipos e portes, como usuários recebedores, e para as pessoas em geral, como usuários pagadores, oferecendo comodidade para ambos os lados.”

Diferentes possibilidades de uso

Em desenvolvimento desde 2021, a nova modalidade do Pix que estreia em 2024 poderá ser usada para o pagamento de mensalidades de escolas e academias, assinaturas de plataformas de streaming, contas de água, luz e telefone, entre outros serviços.

O cliente precisará apenas escolher o Pix Automático como forma de pagamento, desde que a empresa tenha aderido a esta modalidade, e informar seus dados bancários. Na sequência, bastará autorizar a operação no app do banco para os pagamentos automáticos acontecerem, sem ter que autenticar cada um deles no ato da cobrança.

Gerenciamento de pagamentos recorrentes

Também será possível autorizar a adesão à modalidade por meio de QR Code, pelo Pix Copia e Cola ou via Iniciador de Pagamento. O correntista terá várias ferramentas à disposição para gerir os pagamentos recorrentes, podendo estabelecer um limite máximo do valor a ser debitado mensalmente, além de cancelar a transação a qualquer momento.

O Pix Automático será gratuito para as pessoas físicas que escolherem esta forma de pagamento, de acordo com o BC. Já as empresas poderão ser tarifadas no momento do recebimento.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *