A cidade de Nova York decidiu proibir a rede social TikTok de todos os seus dispositivos próprios da prefeitura. A medida impede novos downloads do aplicativo e determina a remoção da plataforma em até 30 dias nos aparelhos municipais em que está instalada. Além disso, os funcionários da prefeitura também estão proibidos de acessar a rede social chinesa por meio de seu site em aparelhos celulares, tablets, computadores e outros dispositivos de propriedade da cidade norte-americana.
A decisão de banir o aplicativo da Bytedance foi motivada pelo Nyc Cyber Command, órgão municipal de tecnologia e inovação que também atua em defesa cibernética. Segundo o órgão, o TikTok “representava uma ameaça à segurança das redes técnicas da cidade”.
Garantindo a segurança das plataformas
Um porta-voz da prefeitura de Nova York afirmou que, embora as mídias sociais sejam ótimas para conectar os nova-iorquinos entre si e com a cidade, é necessário garantir que essas plataformas sejam utilizadas de maneira segura.
Essa decisão coloca a prefeitura de Nova York ao lado de várias outras administrações dos Estados Unidos que também baniram o TikTok de dispositivos oficiais. O estado de Nova York já havia proibido o aplicativo em aparelhos estatais em 2020 e, desde então, mais de 30 estados americanos seguiram o mesmo caminho.
No mês de maio, Montana anunciou a proibição estadual do TikTok, restringindo o uso do aplicativo dentro de sua jurisdição territorial. A proibição está prevista para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2024, mas o estado está enfrentando um processo judicial que pode reverter a decisão. A prefeitura de Nova York justificou sua decisão citando as diretrizes do Escritório de Administração e Orçamento dos Estados Unidos, que encoraja as autoridades governamentais a proibirem o uso do TikTok em dispositivos oficiais por questões de segurança.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.