Fundada em 2013, a Profile é uma agência de relações públicas voltada a marcas, projetos e pessoas que têm em comum o compromisso com a sustentabilidade. Pioneira ao especializar-se no tema quando ainda era pouco explorado pelo mercado de comunicação, a agência acaba de passar por uma reformulação em seu quadro societário. Depois de encerrar um ciclo com a agência Live, que investiu na criação da empresa e em seus primeiros anos, a Profile agora terá como sócios-investidores Fábio Barbosa e Dario Guarita Neto, nomes proeminentes do ecossistema de sustentabilidade e ESG no Brasil e que irão aportar experiência em gestão no tema para contribuir com a missão da Profile de contar histórias que inspiram a evolução.
“É por meio da comunicação que as empresas conseguem também contribuir para educar seus públicos de interesse e o mercado. Em uma fase de crescimento e consolidação do ESG no país, um trabalho pioneiro como o da Profile, que já atua nesta área há algum tempo e entende o mercado como poucos, se faz necessário para contribuir com esse ecossistema. Isso me motivou a acreditar no projeto”, diz Fábio Barbosa, que é ex-presidente do Banco Real e Santander, e conselheiro da Natura, entre outras empresas.
“Já fui cliente da Profile, conheci por dentro o trabalho da agência e o potencial de contribuir de maneira relevante para a evolução do mercado no tema de comunicação de sustentabilidade e ESG. A Profile é líder na certificação como Empresa B entre as agências de comunicação no país. Acredito que possa contribuir bastante com o trabalho de marcas que estão engajadas com a transformação positiva dos negócios. Existe um amplo espaço de invoação”, diz Dario Guarita Neto, pioneiro do sistema B e responsável por fundar a AMATA e a Ecoa Capital.
Desde sua fundação, a Profile já executou projetos e gestão de programas de relações públicas para dezenas de marcas, como Natura, Santander, Mercado Livre e WWF, entre outras. Para atender a missão de comunicar projetos que trazem transformação positiva para o mundo, a agência criou um modelo de negócios para acolher empresas de todos os portes e segmentos. “Em 2020, vimos que o ESG virou uma tendência muito forte em diversos segmentos, mas o termo já fazia parte do nosso dia-a-dia com clientes há algum tempo. Mesmo com a pandemia, tivemos um ano de resultados positivos, atingimos metas traçadas antes da Covid-19 e conquistamos novos clientes. Isso é uma sinalização positiva do mercado sobre o nosso posicionamento”, diz o fundador e CEO da agência, Rodrigo V Cunha. “Algumas vezes tomamos a decisão de não trabalhar com alguns clientes, quando vemos que não é possível ajudar a avançar na agenda de negócios conscientes. É uma escolha com pesar sempre, mas importante para reforçar nosso posicionamento”, explica.
Além do trabalho de relações públicas, a Profile se especializou em narrativas e aplica treinamentos para projetos de marcas e também em treinamentos de executivos e empreendedores para contarem suas histórias. Mais de 300 palestrantes já foram treinados pela agência.
O fundador Rodrigo V Cunha lançou recentemente o livro Humanos de Negócios, para contar histórias de líderes que estão (re)humanizando o capitalismo. Nomes como Luiz Seabra, Adriana Barbosa, Charles Eisenstein são algumas das 27 pessoas entrevistadas para o livro. “É necessário agirmos em várias frentes para redefinir o conceito de capitalismo e reforçar o potencial de os negócios liderarem a transformação que precisamos trazer para o mundo”, diz Rodrigo.
Foto: Divulgação (da esquerda para a diretira: Rodrigo V Cunha, Dario Guarita Neto e Fábio Barbosa)