O LinkedIn fez um corte de 960 profissionais nesta semana. Isso representa 6% de sua força global de trabalho. Aqui no Brasil foram mais de 60 desligados, principalmente, nas áreas de comunicação e vendas. Uma planilha intitulada “Lista de Pessoas Incríveis do LinkedIn” circula por grupos entre os principais profissionais de comunicação do Brasil e pode ser acessada por meio deste link.
Entre as informações estão os nomes, cargo que realizavam, perfil no LinkedIn e informações de contato dos desligados. O objetivo da planilha, que foi criada por funcionários do próprio LinkedIn, é ajudar na recolocação e mostrar aos recrutadores os talentos disponíveis.
Esta é uma grande oportunidade para empresas contratantes, incluindo as agências de comunicação, uma vez que a lista de demitidos do LinkedIn apresenta profissionais experientes em vendas B2B, Customer Success, Marketing e Mídias Digitais. Muitos deles são fluentes em outros idiomas, como inglês e espanhol, e todos exerceram papéis importantes na maior rede social de negócios do mundo.
O motivo dos desligamentos é que o LinkedIn foi bastante afetado pela pandemia. Isso porque empresas em todo o mundo fizeram demissões e reduziram drasticamente as contratações. Vale lembrar que a plataforma monetiza na conexão entre candidatos e recrutadores.
Na próxima semana, o LinkedIn vai publicar uma lista oficial para ajudar na recolocação dos desligados. O JOR tentou contato com o departamento de comunicação do LinkedIn para mais detalhes, mas não tivemos retorno até o momento da publicação desta nota.
Imagem: Reprodução (Pexels)