Se você é um assinante do Amazon Prime Video, sabe que, às vezes, o som dos diálogos pode ser muito baixo em relação aos outros sons presentes nas produções. Para solucionar esse problema, a Amazon lançou recentemente o Dialogue Boost, um recurso que permite aos usuários ajustarem somente o volume dos diálogos das produções que estiverem assistindo.
A novidade utiliza Inteligência Artificial (IA) para customizar o som de acordo com as preferências dos espectadores, equilibrando os sons dos filmes e séries para que as conversas fiquem tão audíveis quanto os outros sons presentes nas produções. O objetivo da Amazon é proporcionar uma “experiência mais confortável e acessível” para seus clientes.
O recurso está disponível apenas em algumas obras originais do Prime Video, como as séries Jack Ryan, The Marvelous Mrs. Maisel e Harlem, e os filmes The Big Sick, Being the Ricardos e Beautiful Boy. Ainda de acordo com a empresa, mais títulos devem receber a funcionalidade ainda em 2023.
Compromisso com a acessibilidade
Para a Amazon, o lançamento do Dialogue Boost é um passo importante na criação de um streaming mais acessível e inclusivo. O catálogo de conteúdos com legendas e descrições de áudio continua crescendo, e a empresa está comprometida em melhorar suas tecnologias para trazer inovações que atendam às necessidades de todos os seus clientes.
A ferramenta baseada em IA identifica pontos em filmes e séries em que os diálogos podem ser difíceis de entender e os potencializa automaticamente. Embora o recurso já exista em alguns cinemas mais modernos e em algumas televisões smart, a Amazon é a primeira empresa de streaming a trazer essa novidade para seus usuários.