Barbie: O filme da boneca mais famosa do mundo é adequado para crianças?

No próximo dia 20, estreará o tão aguardado filme “Barbie”, estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling. Embora a boneca tenha sido parte da infância de muitos, o live-action não é direcionado para o público infantil. Antes de seu lançamento nos cinemas, o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária (CONAR) divulgou a classificação etária do filme no Brasil, indicando que é adequado para maiores de 12 anos.

Essa restrição pode ter frustrado os pequenos fãs da boneca. De acordo com o órgão, o filme contém cenas consideradas impróprias para crianças com menos de 12 anos, incluindo ações violentas e linguagem com teor adulto. Na semana passada, o trailer de “Barbie” também teve sua exibição interrompida pelo CONAR em todas as salas de cinema do país.

Essa medida foi tomada devido ao primeiro trailer, que mostra a protagonista usando o icônico maiô preto e branco. Inspirada no filme “2001: Uma Odisseia no Espaço”, essa cena chamou a atenção dos reguladores por apresentar crianças quebrando brinquedos. Em comunicado, o CONAR explicou que o trailer viola a seção 11 do artigo 37 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. As imagens apresentam “cenas de não-urbanidade, ausência de boas maneiras ou atos violentos/inseguros”, de acordo com a relatora da representação.

Mas as crianças ainda podem assistir ao filme?

Na última segunda-feira, dia 11, o CONAR decidiu suspender a restrição de idade em relação ao trailer, após a empresa responsável pelo filme anunciar que o Ministério da Justiça e Segurança Pública classificou-o como livre para todas as idades. No entanto, o filme continua com a classificação indicativa para maiores de 12 anos e não é recomendado para crianças.

Em quais países o filme foi banido?

Apesar da Warner Bros. esperar uma grande bilheteria ao redor do mundo, a exibição de “Barbie” foi proibida no Vietnã, por não agradar ao governo local. O trailer do filme mostrou regiões do Mar do Sul do país como áreas pertencentes à China. No entanto, a representação geopolítica apresentada no filme ignorou as reivindicações das autoridades vietnamitas sobre esses territórios. O governo chinês busca o controle total da região devido às reservas de petróleo que ela possui.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *