Entenda se o Grammy Awards aceitará músicas compostas por IA

A Academia de Gravação dos Estados Unidos, responsável pelo Grammy Awards, divulgou recentemente as regras atualizadas para a 66ª edição do evento, que ocorrerá em 2024. Entre as mudanças, uma delas chama atenção: músicas geradas puramente por inteligências artificiais (IA) não serão aceitas para concorrer aos prestigiados prêmios da premiação. Essa decisão reflete um cenário de debate sobre o uso de IA em criações artísticas, que também tem gerado polêmica em outros setores, como games e Hollywood.

A organização do Grammy não está fechada para a tecnologia, mas exige a participação humana na produção das músicas. De acordo com as regras e orientações gerais do Grammy 2024, canções geradas exclusivamente por IA serão automaticamente descartadas da premiação. Para serem elegíveis, as músicas precisam ter uma autoria humana significativa e não podem se basear completamente em algoritmos.

No entanto, se as músicas forem compostas por seres humanos, mas contiverem passagens ou materiais gerados por IA, isso não será um problema. Nesses casos, as obras continuarão sendo válidas e poderão ser inscritas no Grammy do próximo ano. A organização do evento deixou explicações mais claras sobre o assunto, afirmando que os componentes autorais gerados por seres humanos na obra devem ser significativos e relevantes para a categoria em que a música foi inscrita.

Por exemplo, em uma categoria de composição, é necessário que exista uma autoria humana significativa na música e/ou letra. Da mesma forma, em uma categoria de performance, o elemento da performance humana deve ser relevante. É importante ressaltar que os indivíduos responsáveis por programar e utilizar tecnologias de IA em músicas não serão creditados ou nomeados para prêmios durante a celebração musical. Todos os créditos serão destinados aos seres humanos que contribuíram para a obra.

A próxima edição do Grammy Awards já tem data marcada para acontecer: 4 de fevereiro de 2024. O evento será realizado na Crypto Arena, em Los Angeles. Mais novidades serão anunciadas em 10 de novembro, quando os indicados serão revelados, incluindo os nomes das três novas categorias da premiação: Melhor Performance de Música Africana, Melhor Álbum de Jazz Alternativo e Melhor Gravação de Dança Pop.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *