A Netflix anunciou no dia 23 de maio que começará a cobrar uma taxa dos usuários que compartilham suas senhas com pessoas que não moram na mesma casa. A medida pegou muitos assinantes de surpresa e gerou descontentamento nas redes sociais.
De acordo com o comunicado oficial da empresa, os perfis adicionais de uma conta deverão pagar R$ 12,90 mensais. Essa mudança gerou revolta entre os usuários, que alegam que a medida é prejudicial, uma vez que o titular de uma conta pode dividi-la com vários membros da família, mesmo que em residências diferentes.
Os usuários expressaram sua insatisfação nas redes sociais, com muitos relatos de cancelamento das assinaturas. “Netflix acha que tem moral e qualidade para cobrar R$ 12,90 por assinatura extra? Um monte de bomba e só cancelamentos, coitada e vai com Deus!” escreveu um usuário no Twitter.
Procon notificará a Netflix para esclarecer mudança na política de preços
Com a repercussão negativa, muitos assinantes questionaram se a cobrança adicional fere os direitos do consumidor. Em resposta, o Procon afirmou que, após receber um elevado número de denúncias, notificará a Netflix para que a empresa esclareça a mudança na política de preços. O objetivo é entender como o novo critério de cobrança afetará os usuários na prática.
O Procon analisará se a cobrança adicional fere o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e definirá se houve infrações por parte da Netflix. Por enquanto, o órgão pede que todos os assinantes que se sentiram lesados pela empresa registrem uma reclamação formal em seu site.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.