O Banco Central do Brasil divulgou recentemente novos dados sobre as transações financeiras realizadas no país em 2022. A grande novidade é que o PIX, em apenas dois anos, se tornou a ferramenta com o maior volume de transações anuais entre o público brasileiro.
De acordo com o BC, o PIX é responsável por 29% das transações realizadas no país, ultrapassando pela primeira vez as compras e transferências feitas via cartão de crédito (20%) e cartão de débito (19%), que antes eram as líderes do setor. O boleto bancário segue em baixa nos últimos quatro anos e agora responde a apenas 11% das transações.
PIX é o meio de pagamento favorito do brasileiro
Pesquisas anteriores já indicavam que o PIX era o meio de pagamento favorito do brasileiro no ano passado. Essa mudança acelerou até mesmo o processo de encerramento do DOC, modalidade de transferência que se tornou redundante com o novo formato digital e instantâneo.
Segundo o Banco Central, a popularização do PIX também aumentou consideravelmente a quantidade de transações per capita, ou seja, os pagamentos feitos entre pessoas por meios que não são via dinheiro em espécie.
Baixo custo e facilidade de uso
O baixo custo e a facilidade de uso são os principais motivos para a adoção tão rápida do meio de pagamento em território nacional. Isso porque o PIX é uma opção mais barata e prática do que as outras formas de pagamento, o que tem agradado o público em geral.
Com a liderança do PIX no mercado de transações financeiras, é possível que outras instituições financeiras também adotem a ferramenta como opção para seus clientes. A tendência é que o PIX se consolide cada vez mais como uma das principais formas de pagamento no Brasil.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.