O WhatsApp lançou, na última terça-feira (11), uma ferramenta inédita de pagamentos para empreendedores no Brasil. A novidade permite que os usuários façam pagamentos pelo aplicativo utilizando cartões de crédito e débito das bandeiras Visa e Mastercard. A ferramenta estará disponível primeiro para lojistas que utilizam o WhatsApp Business, mas grandes empresas poderão aproveitar o recurso no futuro.
O serviço será oferecido em parceria com gigantes do ramo de pagamentos, incluindo o Mercado Livre, Mercado Pago, Itaú, Rede e Cielo. O Brasil foi escolhido para estrear o serviço voltado para pequenas e médias empresas usando a versão gratuita do WhatsApp Business. Na Índia, o maior mercado do WhatsApp, os usuários também podem fazer pagamentos no meio corporativo, porém, apenas usando a API paga do mensageiro.
Aprovação do Banco Central
O anúncio ocorre pouco mais de um mês após o Banco Central (BC) aprovar oficialmente o recurso, depois de quase três anos de embate regulatório. As autoridades temiam que o serviço pudesse afetar de alguma forma a concorrência no setor de pagamentos, a eficiência e a privacidade dos usuários.
Vale lembrar que usuários comuns do WhatsApp já podem fazer transferências de valores pelo aplicativo desde 2021 no Brasil. A novidade é uma grande oportunidade para os empreendedores brasileiros, que agora poderão contar com uma ferramenta simples e prática para receber pagamentos de seus clientes.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.