A Microsoft anunciou que terá que pagar uma multa no valor de US$ 20 milhões (R$ 98,5 milhões) à Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos por coletar informações pessoais de crianças em consoles Xbox sem a autorização dos pais. A coleta ilegal ocorreu até o final de 2021 e envolvia a criação de contas para jogar no Xbox Live.
A violação da lei de proteção à privacidade online da criança (COPPA) foi explicada pela FTC em uma publicação em seu site na segunda-feira (5). Além da multa, a ordem da agência reguladora determina que a empresa reforce as proteções para crianças, principalmente sobre os avatares e dados biométricos.
Dave McCarthy, CVP do Xbox Player Services, chamou a violação de “falha na retenção de dados” e reconheceu que a empresa não atendeu às expectativas dos clientes. “Estamos comprometidos em cumprir a ordem para continuar melhorando nossas medidas de segurança”, afirmou.
Coleta ilegal de dados infantis ocorreu por seis anos
De acordo com a FTC, a retenção ilegal de dados infantis ocorreu entre os anos de 2015 a 2020. Quando um pequeno usuário se inscrevia em uma conta do Xbox, ele tinha que fornecer seu nome completo, endereço de e-mail e data de nascimento. Mesmo que a criança tivesse menos de 13 anos, suas informações pessoais eram solicitadas, inclusive telefone.
A coleta ilegal de dados era tão grave que envolvia até mesmo uma caixa pré-marcada concordando em receber material promocional e autorizando que a Microsoft enviasse dados do usuário (no caso, a criança ainda não autorizada pelos pais) aos anunciantes.
Apenas em 2021 a Microsoft mudou o processo, passando a exigir que o cadastro de pessoas com menos de 13 anos fossem concluídos obrigatoriamente por um dos pais. No entanto, dados colhidos pelo Xbox durante seis anos foram retidos, mesmo sem que os pais concluíssem o processo de abertura da conta.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.