O Prêmio Pulitzer, uma das maiores honrarias do jornalismo americano, foi entregue na última segunda-feira (8) ao jornal The New York Times (NYT) e à agência de notícias Associated Press (AP) pela cobertura da crise na Ucrânia. O NYT recebeu a premiação na categoria “reportagem internacional”, enquanto a AP foi agraciada com os prêmios de “serviço público” e “breaking news photo”.
Investigação incansável
A equipe do NYT foi premiada pela cobertura incansável da invasão da Ucrânia pela Rússia, em particular uma investigação de oito meses sobre os mortos ucranianos de Bucha e a unidade russa responsável por estes massacres. A reportagem, que foi publicada em maio de 2014, revelou detalhes sobre a unidade militar russa responsável pela invasão da Ucrânia e a morte de civis inocentes.
Já a AP recebeu o prêmio de “serviço público” por sua reportagem muito corajosa sobre o cerco à cidade ucraniana de Mariupol. A agência também foi agraciada com o prêmio de “breaking news photo” por registros do início do conflito, há 14 meses.
Outros veículos premiados
Além do NYT e da AP, outros veículos de imprensa americanos foram premiados pelo Pulitzer. O Los Angeles Times e o The Wall Street Journal foram agraciados por investigações sobre escândalos políticos e financeiros nos Estados Unidos.
No ano passado, os jornalistas ucranianos foram recompensados com um prêmio especial do Pulitzer pela sua “bravura” em meio ao conflito. A premiação é administrada pela Universidade de Columbia, em Nova York, e é considerada uma das mais importantes do jornalismo mundial.
ste texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.