Na tarde da última quinta-feira (22), o apresentador do SP1, Alan Severiano, surpreendeu a todos ao interromper uma entrevista ao vivo para corrigir um termo inadequado utilizado pela entrevistada. O fato ocorreu durante a edição do telejornal que abordava a crescente onda de violência na cidade de São Paulo.
A entrevistada utilizou a palavra “noia” para se referir à insegurança que ronda a cidade. Imediatamente, o jornalista corrigiu a forma como o termo foi utilizado. “A noia é nossa, né? Noia de quem passa ali pelo centro todo dia para trabalhar ou porque está simplesmente mudando de estação, vai fazer uma compra…”, disse o âncora.
Pedido de desculpas aos telespectadores
Apesar da atitude correta do jornalista, a situação gerou constrangimento para a emissora. Por isso, Alan Severiano pediu desculpas aos telespectadores pela utilização do termo inadequado na entrevista.
“Peço desculpas aos nossos telespectadores pela utilização de um termo inadequado durante a entrevista. Nós, jornalistas, temos o compromisso de utilizar uma linguagem clara e objetiva, sem ofender a ninguém”, afirmou o apresentador.
O aumento da violência em São Paulo
A entrevista em questão abordava o aumento da violência na cidade de São Paulo. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, o número de roubos e furtos cresceu nos últimos meses, gerando preocupação entre os moradores da cidade.
A insegurança é um tema recorrente na pauta dos telejornais e representa uma das principais preocupações da população paulistana. Por isso, é fundamental que os jornalistas utilizem uma linguagem adequada e respeitosa ao abordar o assunto.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.