Jornalista processa Record e busca indenização de R$ 3,5 milhões

O renomado jornalista Domingos Meirelles, ex-apresentador do programa Repórter Record Investigação, está afastado da televisão desde 2021, quando foi dispensado pela Record. Recentemente, veio à tona a informação de que ele abriu um processo contra a emissora, exigindo uma indenização no valor de R$ 3,5 milhões. O processo busca o reconhecimento de vínculo trabalhista, pagamento de horas extras e acúmulo de funções. No entanto, até o momento, as partes não chegaram a um acordo, e a ação segue em julgamento.

Segunda audiência realizada

Na última quinta-feira (3), ocorreu a segunda audiência do caso na 59ª Vara do Trabalho de São Paulo. O jornalista compareceu, assim como representantes da Record. A proposta conciliatória apresentada foi recusada, o que levou a juíza Camila Costa Koerich a agendar o julgamento para o dia 1º de setembro de 2023.

Depoimento de Domingos Meirelles

Durante a sessão, Domingos Meirelles prestou depoimento, revelando que seu vínculo com a Record teve início em abril de 2014, quando foi contratado como pessoa jurídica para apresentar um programa. Segundo o jornalista de 83 anos, o contrato foi imposto pela emissora, sem que ele tivesse a oportunidade de discutir cláusulas ou fazer modificações. Meirelles alega ainda que, após sua contratação, acabou assumindo outras funções e passou a cumprir horários de trabalho.

Determinação da Justiça

Diante das alegações de Meirelles, a Justiça determinou que a Record apresentasse os dados trabalhistas referentes ao caso. A ata da primeira audiência registra: “Considerando que parte das alegações da petição inicial e a ‘celetização’ de pessoas que antes prestavam serviços como pessoa jurídica, o que denotaria suposta fraude contratual anterior, defiro, devendo a reclamada juntar tal documentação no prazo de 10 dias”.

Versão de Domingos Meirelles

O jornalista revelou ao UOL que foi contratado para apresentar um programa criado especialmente para ele, semelhante ao antigo programa “Linha Direta Justiça”. Segundo Meirelles, eram casos resolvidos que haviam tido grande repercussão na época. Ele também afirmou que recebeu a notícia do fim de seu contrato por telefone, durante a pandemia. “Fiquei lá até 2021. Com a pandemia, a direção da emissora me ligou dizendo que eles estavam enfrentando uma crise financeira porque os templos estavam fechados. Não renovaram o contrato. Em plena pandemia”, desabafou o jornalista.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *