A Adobe mostrou, na última segunda-feira (17), o modelo do Adobe Premiere Pro, programa de edição de vídeo que ganhará novas ferramentas de Inteligência Artificial para auxiliar na preparação de conteúdo audiovisual. A tecnologia, chamada de Adobe Firefly, permitirá ajustes de cores, criação de sons e geração de animações com base em descrições em texto.
A integração do Firefly com o Premiere Pro permitirá que o criador insira sua visão criativa sobre o material. A ferramenta dará mais agilidade para o profissional da edição alternar entre estilos visuais, conceitos e outros detalhes da produção. Todas as modificações poderão ser aplicadas com descrição em texto, já que o Firefly consegue interpretar as descrições dos usuários.
Edição de vídeo baseada em texto
Segundo a Adobe, o Firefly no Premiere Pro permitirá alterar a paleta de cores, clima, ângulo da iluminação e outros detalhes específicos de uma cena, criar sons e músicas para despertar sentimentos específicos, gerar estilos e animações para fontes e ilustrações, bem como usar scripts como prompts para ver cenas e criar storyboards.
Além disso, a Inteligência Artificial também servirá como um “copiloto” durante o trabalho de edição. O modelo apresentará tutoriais e dicas interessantes que podem ajudar o criador de conteúdo a incrementar o material e acelerar o desenvolvimento da edição.
Melhorias no Premiere Pro
Além da integração com o Firefly, o Premiere Pro recebeu outras melhorias importantes. A primeira delas é o recurso alimentado pela IA Adobe Sensei, que permite que os produtores realizem os cortes iniciais do material apenas excluindo texto das transições, poupando horas de trabalho.
Outras novidades incluem o mapeamento automático de tons, que permite carregar imagens HDR de diferentes fontes e ter vídeos automaticamente equalizados com uma única paleta, e a colaboração mais refinada, com diferentes níveis de permissões para editores convidados para colaborar no projeto.
Lançamento na nuvem
O Firefly é um mecanismo de inteligência artificial bastante exigente em termos de recursos de hardware, então ele será acessado pela nuvem. Segundo a Adobe, a tecnologia estará presente de modo exclusivo nas ferramentas de edição do ecossistema Creative Cloud, mas não há previsão de quando as funções de edição de vídeo serão liberadas para todos.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.