A Apple anunciou o lançamento do Personal Voice, um novo recurso de acessibilidade que permitirá que pessoas com esclerose lateral amiotrófica (ELA) criem e usem facilmente a versão digitalizada de sua própria voz usando iPhone, iPad ou Mac. A novidade chegará ao mercado em 2023.
ELA é uma doença progressiva que enfraquece os músculos da garganta e da boca, tornando a fala cada vez mais difícil e diminuindo a capacidade de falar claramente e num ritmo “normal”. A maioria dos pacientes que lida com esses sintomas acaba perdendo a capacidade de falar.
Banco de voz
Para contornar esse problema, muitos pacientes com ELA criam um “banco de voz”, um processo trabalhoso e demorado que consiste em gravar milhares de frases para criar uma versão digitalizada de sua própria voz. Esse processo, no entanto, é caro e muitas vezes adiável.
O Personal Voice da Apple promete facilitar esse processo, exigindo apenas 15 minutos de frases faladas para treinamento, que os usuários podem dividir em várias sessões de gravação, se quiserem. O processamento é feito no próprio aparelho.
Tecnologia neural engine
O recurso aproveita a tecnologia neural engine da empresa, que otimiza núcleos de computação dedicados em seus processadores para Inteligência Artificial. O processamento inicial é um trabalho exigente o suficiente para que usuários possam deixá-lo rodando em seu dispositivo enquanto carrega durante a noite.
A voz digitalizada do usuário deve estar pronta para uso pela manhã. As vozes que o Personal Voice produz funcionam nos próprios aplicativos da Apple, bem como em aplicativos de comunicação alternativa e aumentativa (AAC) de empresas como a AssistiveWare.
A Apple informou que qualquer Mac com processador da empresa (M1, M2, M3 etc) suportará a criação de Personal Voices, mas ainda não divulgou quais modelos de iPhone e iPad serão compatíveis com o recurso.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.