A companhia norueguesa Hurtigruten Norway anunciou o lançamento do seu primeiro navio elétrico, que contará com a “maior eficiência energética do mundo” e emissão zero de carbono. O projeto, batizado de “Sea Zero”, contará com baterias de 60 mWh e tecnologias inovadoras para reduzir o consumo de energia, como velas retráteis de 50 metros de altura e painéis solares que cobrem uma área de 1.500m².
Autonomia e recargas
Com autonomia de 300 a 350 milhas náuticas, o cruzeiro elétrico fará de sete a oito recargas durante uma viagem de 11 dias de duração. O nível da bateria será exibido nas laterais da embarcação, para que os passageiros possam acompanhar o consumo de energia.
Tecnologia de ponta
Além das velas retráteis e dos painéis solares, o Sea Zero contará com outras tecnologias para melhorar a eficiência energética do navio elétrico, como lubrificação a ar, revestimento avançado do casco e sistemas proativos de limpeza. O cruzeiro elétrico também terá propulsores retráteis e hélices de contra rotação, além de ferramentas de Inteligência Artificial na central de controle.
Redução do consumo de energia
Os passageiros do cruzeiro elétrico também serão incentivados a reduzir o consumo de energia e água pela metade. A Hurtigruten Norway disponibilizará um app interativo para que os viajantes possam acompanhar seus gastos ao longo do cruzeiro. A tecnologia permitirá ainda reduzir a quantidade de profissionais necessários para o funcionamento da embarcação.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.