Elon Musk lança projeto de IA que busca a verdade suprema

O empresário Elon Musk, conhecido por suas empreitadas no mundo da tecnologia e inovação, anunciou recentemente um novo projeto de Inteligência Artificial. O objetivo do projeto é criar um chatbot que busca a “verdade suprema”, que foi batizado de TruthGPT. Musk já havia manifestado sua intenção de criar uma IA que busque a verdade absoluta em um tweet, e agora está colocando em prática a ideia. O empresário adquiriu 10.000 GPUs para treinar um grande modelo de linguagem próprio e fundou a X.ai, uma nova empresa de Inteligência Artificial.

No entanto, a iniciativa de Musk pode enfrentar desafios. A evolução das IAs tem gerado preocupações sobre o controle e a segurança das máquinas. Ele, inclusive, foi um dos signatários de uma carta que pede a interrupção imediata do treinamento de novas IAs. Um dos problemas é que os algoritmos podem ser tão injustos quanto os seres humanos, e os chatbots podem inventar coisas, mentir, imitar vozes e criar imagens. Não está claro como Musk e sua equipe lidarão com essas questões.

Os desenvolvedores de sistemas de IA geralmente usam o aprendizado por reforço do feedback humano (RLHF) para refinar os sistemas antes de disponibilizá-los publicamente. A OpenAI já explicou como usa essa técnica para desenvolver o GPT-3, mas os problemas persistem. Apesar dos desafios, Musk está determinado a criar uma IA que busque a verdade suprema. Resta saber se o TruthGPT será um produto viável e se conseguirá alcançar o objetivo proposto.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *