O Google decidiu abandonar o projeto Iris, que tinha como objetivo desenvolver um headset de realidade virtual com formato semelhante ao Apple Vision Pro. De acordo com relatos da imprensa americana, a iniciativa foi encerrada no início deste ano, pouco mais de um ano após a descoberta da existência do Iris.
A ideia inicial era lançar o dispositivo publicamente no início de 2024. No entanto, por se tratar de informações de bastidores, ainda não se sabe ao certo o que motivou a decisão de encerrar o projeto.
Detalhes sobre o dispositivo do Google são escassos, mas de acordo com o The Verge, ele teria o formato de óculos de esqui, processador desenvolvido pela empresa e uma versão especial do sistema Android. No entanto, havia dúvidas sobre o desenvolvimento de um novo sistema específico para esse equipamento.
Concorrência acirrada no Vale do Silício
O Vale do Silício está passando por um momento de intenso desenvolvimento de tecnologias de realidade virtual e aumentada. Além da Apple, é importante lembrar que o Facebook também está envolvido em projetos semelhantes, com foco no tão sonhado metaverso idealizado por Zuckerberg.
O conglomerado digital já deu algumas pistas sobre o Meta Quest 3, próximo lançamento previsto para o final deste ano. O dispositivo terá um custo sete vezes menor do que o Vision Pro da Apple.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.