Google usa IA para categorizar vídeos do YouTube Shorts

O Google anunciou na última quarta-feira (24) que está utilizando Inteligência Artificial (IA) para gerar descrições automáticas de vídeos postados no YouTube Shorts. O objetivo é facilitar a busca pelos conteúdos na plataforma. 

A gigante das buscas desenvolveu o modelo de linguagem visual Flamingo por meio da Google DeepMind, divisão de IA da empresa. O mecanismo analisa os frames iniciais da gravação para explicar o que está sendo mostrado na tela.

As descrições geradas pela IA no YouTube Shorts não são mostradas para o usuário final, mas servem exclusivamente para tornar as buscas por vídeos mais eficientes. As informações são armazenadas como metadados no YouTube, ajudando a categorizar melhor o conteúdo e correspondendo às pesquisas feitas no serviço.

Resolvendo um problema antigo

De acordo com a gigante da tecnologia, os vídeos do YouTube Shorts geralmente não trazem descrição, o que pode dificultar o processo de descoberta de um determinado conteúdo, devido à falta de informações escritas sobre ele. Com mais de 50 bilhões de visualizações diárias, a implementação da tecnologia é uma solução para esse problema.

A IA já está sendo aplicada em todos os novos envios, de vídeos “de estrelas emergentes do K-pop a guias gastronômicos locais”. A empresa acredita que o modelo Flamingo é valioso para ajudar os sistemas que já estão procurando por esses metadados.

Possibilidade de uso em vídeos longos

Quanto à possibilidade de usar a IA na criação de descrições automáticas para os vídeos longos disponíveis na versão tradicional do YouTube, o diretor de gerenciamento de produto da plataforma, Todd Sherman, disse que a necessidade é um pouco menor, neste caso. No entanto, a empresa não descarta a adição futuramente.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *