Novo golpe na Shein utiliza anúncios falsos no Google

Criminosos encontraram uma nova maneira de aplicar o chamado “golpe da Shein”, enganando suas vítimas. Agora, anúncios falsos estão sendo comprados e aparecendo nos primeiros resultados de busca do Google, aumentando a credibilidade do esquema.

A denúncia inicial desse golpe foi feita há alguns meses por uma influenciadora digital. O golpe consiste em oferecer pagamentos em dinheiro para clientes que avaliarem roupas da loja virtual. O site Money Looks, criado pelos criminosos, é o principal meio utilizado nesse esquema.

Alerta da Kaspersky

A empresa de cibersegurança Kaspersky emitiu um alerta nesta quarta-feira (28) sobre essa nova forma de promover o golpe. Segundo um porta-voz da empresa, os fraudadores estão comprando anúncios patrocinados no Google relacionados ao Money Looks, fazendo com que esses anúncios apareçam nos primeiros resultados de busca e transmitam maior credibilidade aos usuários.

Fabio Assolini, diretor da equipe global de pesquisa e análise para a América Latina da Kaspersky, explicou: “Os resultados patrocinados no Google sobre o Money Looks são comprados pelos próprios fraudadores para aparecerem nos primeiros lugares de uma pesquisa e, com isso, transmitir credibilidade”.

Funcionamento do Money Looks

O Money Looks funciona de maneira semelhante ao Insta Money, exigindo que os participantes paguem uma taxa para começar a avaliar as roupas da Shein. A promessa é de que somente após o pagamento, as pessoas terão acesso ao sistema. No entanto, isso não acontece.

Assolini acrescenta: “A compra é processada por uma empresa idônea que processa pagamentos online, mas muitas pessoas não solicitam reembolso e os golpistas ficam com o lucro”.

Proteção contra o golpe

O executivo da Kaspersky destaca que a melhor forma de se proteger do golpe da Shein é por meio da informação. “As pessoas precisam saber que o golpe é disseminado por muitas contas na internet, mas que os ganhos não existem. Se uma conta relata ter ganhado algo, tenha em mente que são bots, contas invadidas ou pessoas patrocinadas que visam credibilizar o golpe”, afirma.

Posicionamento da Shein e do Google

A Shein já havia se pronunciado anteriormente, por meio de uma nota, informando que não possui qualquer vínculo com o Money Looks. A empresa afirmou que está sendo enganosamente utilizada para propagar informações falsas sobre a companhia, com o uso indevido do nome e imagem da empresa, com a intenção de enganar os usuários.

O Tecmundo entrou em contato com o Google para saber se a promoção dos anúncios respeita as regras da plataforma. Até o fechamento desta matéria, a empresa não se posicionou sobre o assunto.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *