O Twitter implementou limites diários para a visualização de tweets, visando aliviar a sobrecarga nos servidores da plataforma. Elon Musk, proprietário da rede social, anunciou que essa medida é uma resposta intencional para lidar com o problema. A partir do último sábado (1º), a plataforma passou a exibir a mensagem “Taxa Limite Excedida” aos usuários que ultrapassarem o número máximo de tweets permitidos por dia. Elon Musk divulgou as seguintes quantidades:
– Contas verificadas (incluindo assinantes do Twitter Blue): 6 mil tweets por dia
– Usuários normais: 600 tweets por dia
– Contas recém-criadas: 300 tweets por dia
Luta contra o Data Scraping
Musk parece estar em uma cruzada contra o Data Scraping, que é a prática de rastrear postagens de usuários com o objetivo de criar bases de dados. Essa conduta é comumente realizada por empresas interessadas em projetos de inteligência artificial, que demandam grandes volumes de informações.
Desde ontem, o Twitter passou a impedir que usuários não logados visualizem o conteúdo publicado na plataforma. Essa medida é frequentemente adotada por sites e aplicativos que desejam obter um registro mais preciso do comportamento dos usuários, mas também pode servir como uma barreira para bots.
Limites temporários e aumento futuro
Elon Musk afirmou que esses limites são temporários, porém, não divulgou um prazo específico. Além disso, ele anunciou que em breve os limites diários serão aumentados para 8 mil, 800 e 400 tweets por dia, respectivamente.
Repercussão na rede
O assunto tem gerado grande repercussão no Twitter. Muitos usuários argumentam, com razão, que 600 postagens diárias são insuficientes. A hashtag “Acabou o Twitter” aparece em 6º lugar nos Trending Topics, enquanto o Tumblr (supostamente uma alternativa) ocupa a 5ª posição. Até mesmo o finado Orkut surge em 15º lugar nos assuntos mais comentados do momento.
Questões financeiras e parcerias
As postagens de Musk não mencionam o alto custo dos servidores responsáveis por manter a plataforma em funcionamento. Recentemente, a nova CEO do Twitter, Linda Yaccarino, assumiu a responsabilidade de negociar diretamente com o Google. Embora a rede social mantenha seus dados internamente, ela utiliza a tecnologia do Google Cloud para combater abusos infantis e spam.
A imprensa dos Estados Unidos divulgou que a dívida do Twitter chegaria a US$ 20 milhões, o equivalente a aproximadamente R$ 95 milhões em conversão direta. Além disso, há registros de atrasos nos pagamentos ao Amazon Web Services por parte da plataforma.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.