A rede social Twitter tomou uma importante iniciativa para aumentar a transparência e a confiança dos seus usuários. Na última sexta-feira (31), a empresa divulgou partes do código de computador que decide como a rede social recomenda conteúdo. Com essa medida, programadores e usuários passam a ter acesso ao funcionamento da plataforma e a capacidade de sugerir modificações ao algoritmo.
O código foi carregado em dois repositórios na plataforma de compartilhamento de código Github, incluindo o código-fonte de muitas partes do Twitter e os algoritmos de recomendação. A iniciativa vem a pedido de seu proprietário, o bilionário Elon Musk, que anteriormente sugeriu a revelação do código e afirmou que a transparência levaria a uma maior confiança entre os usuários da plataforma e a melhorias rápidas no produto.
Além disso, atende a preocupações de usuários e parlamentares, que estão cada vez mais investigando as plataformas de mídia social sobre como os algoritmos selecionam o conteúdo que os usuários veem. O Twitter afirmou ter excluído o código que comprometeria a segurança ou a privacidade dos usuários, assim como detalhes que prejudicariam os esforços para impedir a publicação de material de abuso sexual infantil na plataforma. A iniciativa foi tomada também depois que partes do código-fonte do Twitter vazaram no Github, que retirou o código na semana passada a pedido do Twitter.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.