A empresa de viagens 123 Milhas surpreendeu seus funcionários nesta segunda-feira (28) com uma demissão em massa, em mais um episódio da crise que assola a empresa nos últimos 10 dias. Os profissionais relataram em suas redes sociais, principalmente no LinkedIn, que foram pegos de surpresa com a decisão da companhia sediada em Belo Horizonte (MG).
Uma profissional da área de projetos compartilhou em sua rede social que a 123 Milhas optou por uma demissão geral. Em comunicado, a empresa confirmou que está passando por uma reestruturação interna para se adaptar ao novo contexto do mercado.
Reestruturação para mitigar os efeitos da crise
O comunicado da empresa diz: “Essa difícil decisão faz parte das medidas para mitigar os efeitos da forte diminuição das vendas. A empresa está trabalhando para estabilizar gradualmente sua condição financeira”.
No entanto, ainda não está claro como a 123 Milhas tratará os funcionários demitidos em relação a programas de recolocação profissional e extensão do plano de saúde. O Tecnoblog tentou entrar em contato com a empresa, mas não obteve resposta sobre esses pontos.
A polêmica dos vouchers
A 123 Milhas trouxe à tona uma crise no segmento de passagens e viagens com preços promocionais, nos quais o consumidor não tem certeza de quando irá viajar. A empresa suspendeu a venda da tarifa “promo” e cancelou todos os trajetos cujos bilhetes aéreos ainda não haviam sido emitidos.
Os clientes estão revoltados com a irresponsabilidade da empresa e com a oferta de vouchers como forma de reembolso. Como já noticiado, o Procon-SP é apenas um dos vários órgãos de defesa do consumidor que questionam essa prática. Há um consenso entre especialistas de que os consumidores afetados devem ter a opção de receber o valor em dinheiro, e não apenas em vouchers da própria plataforma.
Aumento nas buscas por cancelamento de passagens
Devido a toda essa problemática, as buscas por informações sobre como cancelar uma passagem na 123 Milhas aumentaram significativamente. Segundo o Google Trends, a demanda mais do que dobrou desde a suspensão da tarifa “promo”.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.