O CEO do Hurb (ex-Hotel Urbano), João Ricardo Mendes, se envolveu em mais uma polêmica ao expor dados de um cliente e fazer ameaças em um grupo de WhatsApp criado para discutir problemas com reservas. Os problemas enfrentados pela empresa se acumularam nos últimos tempos, totalizando R$ 140 milhões em contas de pacotes por entregar e diárias de hotéis atrasados.
João Ricardo ligou para um cliente do Mato Grosso do Sul para reclamar de um comentário feito no grupo de WhatsApp #hurbkdmeuvôo, que conta com mais de 1000 pessoas. Em um vídeo que aparece segurando o celular no viva voz, gravando a conversa com o cliente, João Ricardo xingou, fez ameaças e expôs dados pessoais do cliente, como CPF, e-mail, número do cartão, data de nascimento e número de celular. A exposição de dados de clientes é crime e pode gerar multa de até 2% do faturamento da empresa, segundo a Lei Geral de Proteção de Dados.
Após as ameaças, João Ricardo disse que iria cancelar a viagem do cliente e contou com a ajuda de um funcionário da empresa para fazer uma piada sexual. O funcionário respondeu: “uma coisa mole que se ele botar a mão fica dura”.
Repercussão
As imagens foram divulgadas nas redes sociais e o próprio cliente que recebeu as ameaças postou no Twitter e em um grupo do Facebook chamado “Prejudicados do Hotel Urbano”, que conta com mais de 23 mil integrantes.
Nota da empresa
Após as informações publicadas pelo jornal “O Globo”, O Hurb divulgou uma nota lamentando o ocorrido e reforçando que sempre prezou pela transparência e relação de confiança com seus clientes. A empresa alega que já começou a emitir passagens e fazer o pagamento de hotéis atrasados, mas que a liberação de recebíveis teria sido travada pelos bancos, de forma injustificada.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
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