A Hurb, antiga Hotel Urbano, demitiu 40% dos seus funcionários na última terça-feira (30), após a suspensão das vendas de pacotes flexíveis pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A medida foi tomada em meio a uma série de denúncias de consumidores que tiveram seus pacotes de viagens cancelados sem aviso prévio. A empresa, no entanto, não divulgou o número exato de dispensados.
Cerca de 400 pessoas teriam sido impactadas pelo corte, de acordo com informações da Folha de S.Paulo. Colaboradores de todas as áreas foram afetados, incluindo gerentes de operações, recepcionistas e supervisores de experiência do cliente, entre outros cargos. A agência de viagens online também desfez equipes por completo, como as que trabalhavam na área de produtos.
Hurb garante apoio aos profissionais demitidos
Em comunicado enviado ao jornal, a Hurb disse que o layoff objetiva “garantir a continuidade dos negócios”, mas não divulgou detalhes a respeito da redução na folha de pagamentos. A operadora de turismo confirmou ainda que está prestando apoio aos profissionais demitidos, “respeitando sempre a legislação trabalhista”.
Reclamações contra a Hurb aumentam em 2023
O número de queixas contra a Hurb aumentou 700% nos primeiros cinco meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022, conforme o Procon-DF. Registros no site Reclame Aqui também são altos, com mais de 60 mil reclamações apenas nos últimos 12 meses. A maioria dos relatos se refere às dificuldades da empresa em honrar os contratos dos pacotes com datas flexíveis, grande parte deles vendidos durante a pandemia de covid-19.
Apesar dos problemas, a operadora afirma ter embarcado mais de 400 mil pessoas este ano. Um plano de ação para garantir o cumprimento dos contratos chegou a ser apresentado pela empresa, mas a Senacon disse não ter encontrado informações suficientes e consistentes no documento. Dessa forma, o órgão decidiu proibir a venda dos pacotes flexíveis para prevenir eventuais prejuízos aos clientes.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.