Anvisa atualiza orientações sobre uso de máscaras em hospitais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou as orientações sobre o uso de máscaras em serviços de saúde, incluindo hospitais. A mudança ocorre em meio a avaliações constantes sobre a situação da pandemia de Covid-19 e a oferta de vacinação no país.

A proteção facial agora é recomendada somente em situações específicas, de acordo com a agência. Algumas delas incluem: pacientes com sintomas respiratórios ou que testaram positivo para covid-19, profissionais envolvidos na triagem de pacientes, profissionais de saúde que trabalham nas áreas de internação de pacientes e situações nas quais o uso de máscaras seja indicado como equipamento de proteção individual (EPI).

O direcionamento da Anvisa destaca que, mesmo com as atualizações, acompanhantes de pacientes internados e visitantes devem continuar a usar a proteção facial durante a permanência nas unidades de saúde. Isso inclui quartos, enfermarias e áreas de internação em geral. O objetivo é evitar a contaminação e a transmissão do vírus no ambiente hospitalar.

A agência esclarece ainda que é considerado caso próximo a pessoas que tenham estado a menos de um metro de distância de uma pessoa com covid-19 por pelo menos 15 minutos sem máscara, profissionais de saúde que atenderam pacientes sem EPI ou com equipamento de proteção danificado, entre outros.

As orientações da Anvisa sobre o uso de máscaras em hospitais serão reavaliadas constantemente de acordo com o cenário evolutivo da pandemia.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *