Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) emitiram um comunicado da Rede de Alerta de Saúde (HAN) para informar médicos e departamentos de saúde pública nos Estados Unidos sobre dois surtos confirmados da doença causada pelo vírus de Marburg (MVD), um na Guiné Equatorial e outro na Tanzânia.
Atualmente, não existem evidências que indiquem que esses dois surtos estejam relacionados. A maioria dos especialistas concorda que representam dois eventos independentes de transbordamento animal para humanos.
Até o momento, nenhum caso confirmado de MVD relacionado a esses surtos foi relatado nos Estados Unidos ou em outros países fora da Guiné Equatorial e Tanzânia. Este alerta de saúde fornece informações sobre esses surtos para aumentar a conscientização sobre o risco de casos importados nos Estados Unidos. Além disso, o documento também resume as recomendações do CDC para identificação de casos, testes e considerações de biossegurança em laboratório clínico nos Estados Unidos.
Contágio e sintomas
Uma pessoa com MVD não é contagiosa até que os seus sintomas apareçam. Eles podem incluir febre, dor de cabeça, dor muscular e articular, fadiga, perda de apetite, sintomas gastrointestinais ou sangramento inexplicável.
O vírus de Marburg é transmitido pelo contato (por meio de pele danificada ou membranas mucosas) com o sangue ou outros fluidos corporais (incluindo urina, saliva, suor, fezes, vômito, leite materno, líquido amniótico ou sêmen) de uma pessoa doente ou que morreu de MVD, com fluidos corporais de animais infectados ou com agulhas ou outros fômites contaminados com o vírus. O vírus de Marburg não é transmitido pelo ar.
Tratamento e vacina
Atualmente, não existe vacina ou tratamento aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) para MVD. Na ausência de diagnóstico precoce e tratamento adequado, a doença pelo vírus de Marburg tem uma taxa de mortalidade que varia de 24% a 88%, dependendo do surto e do acesso aos cuidados médicos.
O tratamento inclui terapia de suporte, como fluidoterapia intravenosa, equilíbrio eletrolítico, oxigênio e tratamento dos sintomas específicos, conforme necessário. Pesquisas sobre vacinas e tratamentos antivirais estão em andamento, mas ainda não estão disponíveis para uso generalizado.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.