Um novo estudo publicado no periódico Jama Network Open revelou que a perda de peso em idosos está ligada a um risco maior de morte precoce e a condições que limitam a vida. A pesquisa, que contou com a participação de quase 17.000 pessoas com pelo menos 70 anos na Austrália e mais de 2.000 indivíduos nos Estados Unidos com pelo menos 65 anos, apontou que mesmo uma perda de peso de 5% aumenta o risco de mortalidade, principalmente em homens mais velhos.
Peso inicial é fator importante
A associação entre perda de peso e risco de morte foi encontrada em pesos iniciais, o que significa que pessoas classificadas clinicamente como obesas também correm um risco maior ao perder peso. A diretora de nutrição clínica do sistema de saúde Mount Sinai, Perri Halperin, que não esteve envolvida no estudo, ressaltou que a perda de peso pode ser um sinal de alerta para doenças como câncer e demência, e está “muitas vezes ligada à redução do apetite influenciada por inflamação e hormônios”.
Ganho de peso não apresentou associação
Por outro lado, o estudo não encontrou associação entre ganho de peso em idosos saudáveis e mortalidade. A pesquisa foi capaz de explicar os problemas de saúde no início, excluindo pessoas com doenças cardiovasculares, demência, deficiências físicas ou doenças crônicas, além daquelas com hospitalizações recentes, o que é importante porque a hospitalização é frequentemente seguida de perda de peso devido a condições agudas.
Embora a pesquisa tenha trazido importantes conclusões, ela não foi capaz de distinguir se as pessoas envolvidas perderam peso intencionalmente ou não, e também não avaliou mudanças no nível de atividade e qualidade da dieta entre a visita inicial do estudo e as visitas subsequentes. Problemas de mobilidade e efeitos colaterais de medicamentos também podem afetar o peso, ressaltou Perri Halperin.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.