Pesquisa indica que emojis são usados para esconder emoções

Os emojis foram criados para complementar as mensagens de texto e ajudar as pessoas a expressar suas emoções. No entanto, uma nova pesquisa da Universidade de Tóquio indica que esses símbolos também são usados para esconder as emoções verdadeiras. O estudo, conduzido por Moyu Liu, analisou a forma como 1.289 pessoas se comunicam por mensagens de texto e descobriu que elas usam emojis para adornar o que escrevem e analisar a adequação da maneira como se comunicam.

Isso pode, porém, fazer com que percam o contato com suas emoções autênticas.“À medida que a socialização online se torna cada vez mais predominante, as pessoas se acostumaram a adornar suas mensagens e a analisar a adequação da maneira como se comunicam”, disse Liu. “No entanto, eu percebi que isso pode fazer com que a gente perca o contato com nossas emoções autênticas”.

O experimento envolveu voluntários que responderam a mensagens de contextos sociais variados. Os cientistas analisaram a intensidade da emoção expressada e o uso de emojis. Em paralelo, as pessoas analisadas forneceram informações a respeito de bem-estar subjetivo.

A pesquisa foi publicada no periódico Frontiers, por meio de um artigo chamado “Você está realmente sorrindo? Regras do uso de emojis e a relação entre o gerenciamento de emoções e o bem-estar psicológico”.

Liu admite que o estudo ainda é bem preliminar e diz que deseja aprofundá-lo mais. Mesmo assim, as análises feitas até aqui apontam caminhos relevantes. “Será que as pessoas estão demandando um ‘abrigo’ para expressar suas emoções genuínas e será que é possível se libertar da simulação para que a gente se mostre verdadeiramente nos canais digitais?”, indaga o pesquisador.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *