Estudo diz que consumo de alimentos fritos pode estar relacionado a problemas de saúde mental

Uma nova pesquisa realizada por uma equipe de cientistas em Hangzhou, na China, descobriu que o consumo frequente de alimentos fritos, especialmente batatas fritas, pode estar associado a um risco maior de ansiedade e depressão. O estudo avaliou cerca de 140 mil pessoas com mais de 11 anos e descobriu que o consumo de frituras estava associado a um risco 12% maior de ansiedade e 7% maior de depressão em comparação com pessoas que não comiam alimentos fritos.

Os resultados foram publicados pela revista PNAS e trouxeram uma incidência significativa entre consumidores jovens e do sexo masculino. Por isso, os pesquisadores sugerem reduzir o consumo de alimentos fritos que podem ser impactantes na saúde mental. .

No entanto, especialistas em nutrição alertam que os resultados são preliminares e não está necessariamente claro se as frituras estavam causando problemas de saúde mental ou se as pessoas com sintomas de depressão ou ansiedade se voltaram para as frituras. A acrilamida, uma substância química formada durante o processo de fritura, principalmente nas batatas fritas, é a responsável pelo maior risco de ansiedade e depressão, de acordo com os pesquisadores.

Peixe-zebra

Em um artigo separado referenciado no novo estudo, os pesquisadores expuseram o peixe-zebra ao produto químico e descobriram que a exposição a longo prazo fez com que o peixe vivesse em zonas escuras dentro do tanque, um sinal comum de um nível de ansiedade mais alto no peixe. O peixe-zebra também exibiu uma capacidade reduzida de explorar seus tanques e socializar, pois não nadava próximo a outro peixe-zebra, embora ele seja conhecido por formar cardumes com suas espécies. Os dados do peixe-zebra são difíceis de interpretar em relação à saúde humana, mas os autores do estudo acreditam que eles oferecem uma fonte de dados biológicos e comportamentais.

O Dr. Walter Willett, professor de epidemiologia e nutrição da Harvard TH Chan School of Public Health, alerta que os resultados devem ser considerados como muito preliminares, especialmente a conexão com frituras e acrilamida. Ele também acrescenta que os efeitos dos alimentos fritos na saúde dependerão muito de qual alimento é frito e que tipo de gordura é usado para fritar. 

As batatas são uma preocupação para possíveis efeitos de humor, porque podem causar grandes picos de açúcar no sangue e, em seguida, respostas hormonais a esses picos. No entanto, esses picos são parcialmente atenuados pela gordura, que seria fornecida pela gordura da fritura.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *