Netflix perde usuários no Brasil após cobrança de taxa adicional

Desde o dia 23 de maio, a Netflix passou a cobrar uma taxa extra para quem compartilha a senha da plataforma de streaming no Brasil. No mesmo mês, a empresa viu uma queda de 3% nos usuários ativos mensais (MAUs), em comparação com maio de 2022. 

De acordo com dados divulgados pelo Mobile Time, as plataformas rivais da Netflix viram um crescimento significativo em maio entre os brasileiros. O Star+, que pertence à Disney, por exemplo, subiu 60%, impulsionado pela transmissão de eventos esportivos. 

Outros serviços de streaming como HBO Max e Globoplay também foram beneficiados com a queda de usuários da Netflix. Em comparação com maio do ano passado, esses serviços cresceram 33% e 15%, respectivamente. O único concorrente que também sofreu com a queda foi o Prime Video, da Amazon, que teve uma redução de 9% nos downloads no final de 2022.

Estabilidade fora do Brasil

Fora do Brasil, a Netflix teve uma maior estabilidade. Nos Estados Unidos, a empresa teve um aumento de 7% nos downloads, enquanto o Hulu subiu 15%. O Disney+ não teve alteração.

A Netflix oficializou a taxa extra por “conta adicional” para aumentar a receita da empresa. O valor de R$ 12,50 leva em consideração o endereço principal do titular da assinatura, que precisa avisar ao assistir a produções fora de casa. A empresa decidiu pela cobrança após a queda no número de novos assinantes em fevereiro de 2021. De acordo com os cálculos da empresa até então, a taxa por conta adicional poderia render US$ 1,6 bilhão.

Crescimento de outras plataformas e queda da Netflix

Com a cobrança de uma taxa adicional da Netflix, outras plataformas de streaming viram uma oportunidade de crescer. O Star+, por exemplo, subiu 60% em maio, enquanto a HBO Max e o Globoplay cresceram 33% e 15%, respectivamente. Esses números mostram que os usuários estão buscando outras opções de entretenimento.

Enquanto isso, a Netflix viu uma queda de 3% nos usuários ativos mensais em maio, em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, o Prime Video, da Amazon, também sofreu com a queda, registrando uma redução de 9% nos downloads no final de 2022.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *