Um novo estudo publicado na revista Cell Reports revelou uma descoberta importante para o combate ao HIV. A pesquisa foi realizada pela professora Petronela Ancuta, da Universidade de Montreal, e pela estudante de Ph.D. Debashree Chatterjee, e descobriu que uma proteína chamada receptor de hidrocarboneto acrílico (AHR) é responsável por manter o vírus dormente dentro das células, impossibilitando a localização do mesmo pelo sistema imunológico.
Importância da proteína AHR
A proteína AHR atua sob um gene responsável pela transcrição do HIV, tornando-o dormente dentro da célula. Isso impede que o sistema imunológico o localize e o combata. As pesquisadoras eliminaram a proteína AHR e usaram drogas para induzir ou bloquear a sua ativação. Ao neutralizar a proteína, foi observado um crescimento viral, mesmo em pessoas que passam pela terapia antirretroviral.
Próximos passos
A descoberta permitiu que as pesquisadoras entendessem o mecanismo por trás do vírus do HIV dormente. O próximo passo é continuar trabalhando com os inibidores para testar se conseguem eliminar definitivamente os reservatórios virais. Essa descoberta pode ser um importante avanço para o tratamento do HIV e para a saúde pública em geral.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.