Reputação e crise são temas de curso para profissionais de Comunicação

A saída de Carol Conka do BBB com mais de 99% dos votos foi um dos assuntos mais comentados na última semana e acendeu entre profissionais de comunicação a discussão sobre a importância do trabalho de assessoria de Imprensa na gestão de imagem de seus clientes. A crise vivida pela rapper é comum entre artistas de todos os segmentos, profissionais liberais e no mundo corporativo. Em todos os casos, os riscos de imagem comprometem a reputação e, quando mal administrados, geram prejuízos financeiros e danos que comprometem a continuidade de carreiras e negócios.

“Todos corremos riscos constantes de termos a imagem comprometida pelas nossas ações e os danos são proporcionais à nossa popularidade ou tamanho do negócio das empresas”, diz Walmir Lima, jornalista que ministra na próxima semana um curso online voltado para estudantes e profissionais de Comunicação e outros que tenham interesse no assunto.

Na opinião do jornalista, no Brasil as empresas e os profissionais de Comunicação Corporativa já têm grande maturidade em relação ao assunto, consolidada especialmente dos anos 1990 para cá. Mas ainda há muitas empresas e profissionais que dependem da boa imagem e que não se preocuparam em desenvolver planos de contingência para situações de crise, permitindo um campo de trabalho ainda pouco explorado pelos profissionais da área.

“O assessor de Imprensa que se limita a reportar o fato de seus assessorados para os veículos de comunicação perdeu espaço para profissionais estrategistas voltados para administrar a imagem de seus empregadores e clientes. Com novas mídias e com as redes sociais, os fatos se alastram rapidamente, sejam eles verdadeiros ou não, e exigem ações de comunicação imediatas junto a jornalistas e demais formadores de opinião. Para isso, é essencial conhecer técnicas de gestão de crise e ter planos de trabalho elaborados antecipadamente”, analisa Walmir Lima.

Durante o curso, serão apresentados diversos cases e propostos modelos de trabalho que permitem aos profissionais desenvolverem ações em momentos de crise. “Mas, o foco principal está em medidas que evitem o surgimento das crises, orientando assessorados para que suas ações sejam coerentes e protejam as suas imagens”, finaliza Walmir Lima.

O curso acontece nos próximos dias 9, 10 e 11, das 19h30 às 22h e os interessados podem fazer inscrições ou ter mais informações pelo WhatsApp (11) 98145-4566

Walmir de Medeiros Lima atuou em veículos e migrou para a área corporativa na qual atuou em diversas empresas e projetos. Lecionou em universidades e ministrou cursos por diversas instituições.

Imagem: Divulgação

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