Startup japonesa é contratada por trabalhadores para pedir demissão

Para muitos japoneses, encerrar um ciclo profissional pode ser uma tarefa complicada. Por conta da rígida cultura do país em relação ao trabalho, pedir demissão pode ser visto como um pecado. Para ajudar os trabalhadores que querem sair de um emprego mas têm medo de pedir demissão, a startup Exit cuida de todo o processo, inclusive ficando responsável pelo pedido de demissão em nome do trabalhador.

O serviço, que cobra 20 mil ienes, o equivalente a cerca de R$ 700 pela cotação do dia, é muito difundido entre os japoneses. Segundo o cofundador da startup, Toshiyuki Niino, a cultura de trabalhar até a morte, também chamada de “karoshi”, tem no sucesso um compromisso de longo prazo. Por conta disso, desistir de um emprego pode ser visto por muitos como um pecado.

Demissões no Japão podem incluir um processo complicado

Niino afirma ter passado por momentos assim ao longo da carreira, o que o motivou a desenvolver o negócio em 2017. Ele recebe cerca de 10 mil consultas a cada ano, a maioria feita por homens na faixa dos 20 anos. A startup cuida de todas as etapas de saída de um trabalho, das mais burocráticas à conversa direta com o chefe, na qual o contratado anuncia a sua saída.

Dados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão indicam que o tempo médio de permanência em um emprego no país era de 12,4 anos em 2019. O número é superior ao de outras nações, sugerindo uma maior dificuldade dos nativos para trocar de trabalho, mesmo não gostando dele.

Os riscos associados ao karoshi podem colocar vidas em perigo. Uma pesquisa feita antes da pandemia apontou que 20% dos japoneses trabalhavam tanto que poderiam morrer de fadiga, levando as autoridades a implementar mudanças para controlar o trabalho em excesso.

Startup ajuda a evitar constrangimentos

Alguns dos clientes da Exit chegaram a ter pensamentos suicidas enquanto estavam em seus empregos, como disse Niino. Mas para ele, essa cultura de trabalho ainda deve demorar pelo menos 100 anos para ser modificada. Enquanto isso, a startup continua a ajudar nos pedidos de demissões.

Segundo o empresário, a principal vantagem do serviço é a possibilidade de ser honesto com o chefe, algo que nem sempre os funcionários têm coragem de fazer. A Exit ajuda a evitar constrangimentos e a tornar o processo de demissão mais tranquilo e menos estressante para os trabalhadores. 

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *