Jornalismo perde espaço para influenciadores, diz relatório

Um novo relatório do Instituto Reuters sobre o noticiário digital, divulgado recentemente, revela que os influenciadores digitais e personalidades estão ganhando cada vez mais espaço na hora de buscar notícias da atualidade, principalmente entre o público jovem com menos de 35 anos. Essa tendência preocupa os profissionais de jornalismo, que estão enfrentando uma perda significativa de espaço informativo.

O relatório aponta que a audiência da rede chinesa TikTok está crescendo rapidamente, em detrimento do Facebook, que está em acentuada queda. Esse declínio indica um claro envelhecimento do público consumidor de notícias produzidas segundo o modelo jornalístico clássico e um crescimento das audiências em formatos noticiosos heterodoxos.

As redes sociais virtuais estão mudando a forma como as pessoas consomem notícias. O relatório destaca que redes como Facebook e YouTube estão se tornando cada vez mais guetos de jornalistas, políticos e pessoas com mais de 50 anos, enquanto Instagram e TikTok se transformam em feudos informativos de gerações nascidas já na era digital e que acessam notícias por meio de interações virtuais em redes sociais.

Esse fenômeno é preocupante, pois a geração com menos de 35 anos será responsável pelas tomadas de decisão nos próximos 20 anos. Isso significa que o jornalismo e a imprensa estarão nas mãos deles. Essa mudança pode criar um fosso entre duas gerações de jornalistas e impactar negativamente o exercício da profissão, tornando mais difícil a busca por notícias confiáveis, exatas, pertinentes, relevantes e atuais.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *