CONAR investiga o uso de IA em vídeo da Volkswagen com Elis Regina

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) abriu uma investigação na última segunda-feira (10) em resposta a uma denúncia de consumidores contra a propaganda da montadora alemã Volkswagen. A peça publicitária em questão envolve uma recriação da cantora Elis Regina utilizando inteligência artificial (IA).

No vídeo, a artista, que faleceu em 1982, aparece em um carro da empresa cantando o sucesso “Como Nossos Pais”, de Belchior, junto com sua filha, a também cantora Maria Rita, que está ao volante de outro automóvel da marca – a nova Kombi ID.Buzz, que é elétrica.

O problema em questão reside no fato de que a técnica do deepfake foi utilizada para recriar a aparência de Elis. Essa técnica consiste em reconhecer facialmente imagens e vídeos de uma pessoa e “aplicar” essas características digitalmente sobre o rosto de outra pessoa, que, neste caso, foi uma atriz contratada pela Volkswagen.

A denúncia alega que a empresa utilizou indevidamente a imagem de Elis, argumentando que os direitos autorais de um artista abrangem apenas a negociação de obras, e que o uso de sua aparência ou personalidade não estaria liberado, mesmo com autorização dos herdeiros.

A utilização de IA para recriar o rosto de Elis é considerada eticamente questionável, principalmente por se tratar de uma propaganda, além de poder gerar confusão entre ficção e realidade para algumas pessoas.

O CONAR é um órgão que atua a partir de demandas da sociedade. Ou seja, ele abre um processo com base em solicitações de consumidores e, posteriormente, analisa a representação por meio das câmaras do Conselho de Ética do CONAR. O processo pode levar até 45 dias para chegar a um veredito e uma orientação, que, em último caso, pode solicitar a proibição da divulgação do material.

Posicionamentos das partes envolvidas

Até o momento, a agência de publicidade AlmapBBDO não se pronunciou sobre o caso. Já a Volkswagen do Brasil ressaltou, em nota enviada ao G1, que a propaganda tem o objetivo de “destacar a transição das gerações e a renovação da marca”.

“A campanha tinha como objetivo criar um momento único por meio da inteligência artificial, reunindo Elis Regina, uma das maiores cantoras da história da música brasileira, e sua filha Maria Rita, ícone atual da MPB. A utilização da imagem de Elis Regina na campanha foi acordada com a família da cantora”, afirmou a montadora.

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *