Empreendedores e empresários já devem estar cansados de saber que independentemente das situações externas somos desafiados diariamente a encontrar formas cada vez mais eficazes de gerir os negócios. No entanto, em cenários como o atual, em que pessoas e empresas estão sendo altamente impactados pela pandemia da COVID-19, os desafios são ainda maiores, tendo em vista, que todos estão precisando se adaptar a maneiras diferentes de trabalho e também de relacionamento.
Diante das inúmeras incertezas que estão sendo nos impostas, podemos verificar que uma das primeiras decisões de muitos gestores é o corte de gastos. Não que esta medida esteja errada, mas em muitos casos, os cortes são realizados sem embasamento. Podemos citar como exemplo, o fato da área de comunicação ser uma das mais afetadas, mesmo sem um planejamento prévio sobre o porquê de deixar de investir em determinado setor e como o negócio pode ser impactado com essa decisão.
Antes de qualquer coisa, é necessário que a organização tenha bem delineado todos os seus públicos, sejam eles interno ou externo. E mesmo que seja necessário fazer alguns cortes para manter o negócio em funcionamento nessa época de crise, é imprescindível manter ações direcionadas para todos, afinal, vivemos a era da informação, somos impactados pela comunicação por todos os lados, de maneira cada vez mais ágil, acessível e abundante. Portanto, mais do que nunca, se faz necessário estabelecer ações assertivas de comunicação.
Diferentemente do que muitos acreditam o posicionamento da organização não deve ser transmitido apenas a seus consumidores, mas também aos seus colaboradores. Nesse sentido, a comunicação interna é um dos pilares da área de comunicação que deve se manter mesmo em momentos de crise.
Se sua empresa tem se mantido em pleno funcionamento presencial durante o período de quarentena um dos caminhos primordiais é o uso de canais eficientes para uma comunicação transparente e eficaz com toda a equipe, principalmente, no que diz respeito às ações de combate e proliferação ao vírus dentro do ambiente de trabalho. Já os que estão com as atividades sendo realizadas remotamente, aonde a tecnologia vêm sendo a maior aliada na continuidade dos negócios, é imprescindível mitigar ruídos ou problemas nesses relacionamentos virtuais.
O mesmo pode-se dizer em relação aos consumidores, como comumente dizemos por aí, ‘quem não é visto, não é lembrado’, logo, sem ações que atraiam seu potencial público, obviamente as vendas caíram independente da situação que estamos vivenciando.
Já para aqueles que estão precisando se reinventar, implantando novas maneiras de garantir o funcionamento dos serviços, de que adiantará se reestruturar se isso não estiver sendo informado?
Além do mais, o isolamento social ocasionou o distanciamento presencial, mas intensificou ainda mais o consumo de informações tanto pela mídia tradicional (mais tempo em casa, mais televisores ou rádios ligados), como pelo virtual (portais, redes sociais, e etc., pois estamos conectados praticamente o tempo todo), logo, é fundamental mostrar-se, seja compartilhando opiniões, oportunidades, novas maneiras de implementar seus serviços ou adquirir seus produtos. Enfim, quais as suas soluções para este momento? Diga isto á seu público!
No entanto, a questão não é apenas ‘aparecer’, é preciso estabelecer um planejamento eficaz para manter-se em evidência, com qualidade e relevância, seja por meio das redes sociais, assessoria de imprensa, ações de branding, eventos digitais, afinal, cada tipo de negócio tem suas peculiaridades e por meio do plano de comunicação será feito a análise dos melhores canais para se investir. Terá mais chance de sobreviver no mercado aqueles ao que os consumidores veem do que quem nunca foi visto.
Empresas que tenham produtos ou serviços iguais aos seus são inúmeras, portanto, é essencial mostrar o seu valor, pois, é ele que fará do seu negócio diferente da grande maioria. O valor baseia-se em confiança e relacionamento com seu público, logo, mais uma vez, chegamos à importância da comunicação.
O trabalho de assessoria de imprensa, por exemplo, tem como objetivo além de visibilidade, trazer maior credibilidade ao negócio e tornar o cliente referência em seu segmento, mostrando também o lado humano da instituição, construindo assim, posicionamento e reputação positiva. Neste momento, foque em mostrar a seu público que independente dos problemas, seu negócio tem capacidade não só de enfrentar a situação, mas principalmente, de oferecer soluções.
Existem diferentes formas de enxergar as crises, e muitas vezes são nestes momentos que podemos chegar a soluções fora do direcionamento que costumávamos ter. Lembre-se que comunicar não é custo, é investimento, é uma necessidade básica de qualquer negócio, principalmente em cenários como o atual.
É primordial se repensar os processos do dia-a-dia para se adaptar a uma nova realidade, e neste quesito, a comunicação é uma grande aliada, sendo ponto indispensável para sairmos desta fase ainda mais fortes.
Obviamente que na situação atual deve ser dada prioridade máxima à saúde e segurança dos colaboradores e seus familiares, mas de modo algum deve se deixar a comunicação de lado, pois, é fato que independente do cenário em que possa estar sendo vivido, a área de comunicação mostra-se fundamental, no que diz respeito tanto a manutenção, quanto ao crescimento dos negócios. Entretanto, pode até parecer difícil pensar em investimento em uma situação como esta, mas como diria Winston Churchill: ‘nunca desperdice uma boa crise’.
Por: Natalia Frenandes
Fundadora da NF Assessoria de Imprensa e de Comunicação.
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