Comunicação em tempos de crise: como a sua marca tem sido vista?

Já parou para pensar como a sua marca ou empresa é vista pelos olhos do público? Sua presença no universo digital é forte? Quando o público pensa na sua área de atuação, a sua marca é referência? Nesse período nebuloso em que estamos, você investiu na sua visibilidade ou resolveu cortar esses recursos e esperar a crise passar?

Quando falamos de comunicação estratégica para marcas e empresas um enorme leque se abre. A comunicação pode ser interna para integrar as equipes, ou aquela aliada ao marketing que tem a intenção de vendas de produtos e serviços, e também pode ser a que busca dar notoriedade e autoridade para a sua marca ou empresa de forma espontânea.

Esta última é chamada de relações públicas ou assessoria de comunicação. Você pode delegar essa tarefa para um profissional interno, ou contratar profissionais especializados para prestar este serviço de forma terceirizada, o que muitas vezes é mais eficaz, pois estes profissionais estão acostumados a lidar com o universo da comunicação e tem relacionamentos estreitos com os jornalistas e a imprensa.

Assessoria de Imprensa ou Public Relations 

É fundamental para posicionar a sua marca de forma espontânea na comunicação social. Os profissionais desta área tem visão clínica para entender os diferenciais da sua empresa, que muitas vezes passam despercebidos por quem os vive diariamente. Também é o assessor de imprensa ou o relações públicas quem vai avaliar o assunto que pode ou não ganhar notoriedade e indicá-lo para o média específico.

Fortalecer e dar notoriedade para a marca

Esta é uma tarefa importante para que a sua marca se torne uma referência no segmento, e mesmo que já seja, ela também precisa aparecer como tal. Fazer o seu produto ou serviço ganhar destaque na televisão, no rádio ou no jornal de forma espontânea ou então ter uma presença digital forte nas redes sociais, são recursos utilizados para dar a notoriedade que a sua marca procura. Isso é possível através de um trabalho bem planejado e executado.

Estreitar o relacionamento com a imprensa

Essa é uma missão importante para quem quer ser notícia de forma espontânea. Para que o público conheça a sua marca, antes ela precisa encantar quem cria os conteúdos para este público, são os jornalistas e comunicadores. Assim, se eles perceberem que a sua empresa ou o seu produto tem um diferencial de mercado, vão querer levar este fato a público e assim a notoriedade e autoridade aparecem de forma natural e com a chancela de um media reconhecido.

Profissionalização dos conteúdos gerados pela marca 

Frases do tipo “É um textinho de 5 linhas.” ou “Apenas um vídeo curto de 30 segundos.”, podem realmente parecer simples tarefas, mas na realidade podem fazer uma enorme diferença no resultado final. Vivemos um tempo em que todos se tornaram criadores de conteúdo, afinal a maior parte da população tem um perfil em uma rede social. Porém, profissionalizar os conteúdos de uma marca é fundamental para alcançar os objetivos delimitados. Caso contrário, o amadorismo pode custar caro.

Por isso é tão importante confiar a sua marca à um profissional capacitado. Não se trata apenas da imagem da marca, mas tudo que ela representa. Os propósitos, a história, as conquistas que obteve ao longo do tempo, tudo deve ser considerado. Valorizar a trajetória dos fundadores, agregar valor aos conceitos por trás dos serviços, impulsionar o verdadeiro valor do produto, são ativos potentes nas mãos de quem vai “vender” a sua marca através da comunicação espontânea.

Conhecer a marca para administrar possíveis crises de imagem 

Há empresas que contratam profissionais da comunicação para gerir um momento de crise específico. Isto funciona, mas pode ser ainda mais eficaz se o trabalho desenvolvido inicie antes das crises aparecerem. Muitas vezes, o profissional da comunicação irá alertar a diretoria para possíveis crises e então ajudar os gestores a desviar do obstáculo. Em outros casos são os profissionais da comunicação que vão acender a luz vermelha e alertar para determinadas ações, o que pode ser o sinal para evitar a própria crise.

Por isso a eficiência de um profissional que entenda e coordene a comunicação da sua empresa, é tão importante ao longo do percurso. Prever as crises é apenas uma delas, mas nem todas podem ser evitadas, como por exemplo uma pandemia. E é aí que o assessor de imprensa ou o relações públicas pode ser ainda mais importante, pois vai ajudar a criar alternativas para evidenciar a sua marca. Ele já tem um histórico com a empresa e sabe os pontos fortes que podem e devem ser destacados em um momento difícil.

Reconhecer oportunidades – quem influencia o seu público? 

Os assessores de comunicação têm atuado nos últimos anos como gestores de relacionamento entre marcas e digital influencers. Estes “novos atores” do mundo dos negócios tem arrastado multidões para se encantar por marcas, mas também para acabar com algumas delas. Saber por quem o seu público é influenciado nas redes sociais tem sido um fator determinante para os profissionais da comunicação, responsáveis pelas estratégias de divulgação de empresas e marcas.

Em um mar de digital influencers com o ambiente online a mudar todos os dias, saber quem influencia o seu público pode ser uma arma poderosa para propor ações e parcerias entre marca e influencers. Os relacionamentos podem iniciar com uma ação de parceria e se tornar um forte mecanismo de pesquisa e vendas.

Facilitar a comunicação interna e incentivar advogados da marca 

A comunicação interna e que pretende integrar a equipe pode parecer simples, mas precisa ser levada a sério e ser bem divulgada, para ter o efeito desejado. Muitas falhas de uma organização nascem na falta de comunicação ou na falta de sintonia. Criar o formato adequado de comunicação, seja ele um simples mural, ou um informativo semanal online, pode servir para um determinado setor e não funcionar para outro, então é preciso sentir as necessidades e criar as soluções. Afinal, ser o último a saber das notícias da empresa, ou saber por terceiros é uma sensação muito frustrante para o colaborador.

Um funcionário satisfeito e bem informado pode ser o melhor advogado de defesa da sua empresa. Quem melhor do que a pessoa que vive a realidade da marca para falar dela? Já notou aquelas listas das melhores empresas para se trabalhar? Geralmente são os colaboradores os que mais compartilham estas notícias, pois se tornam os defensores principais da empresa e do que ela representa no mercado. Isto também tem uma grande parcela no trabalho bem desenvolvido da comunicação interna, que busca valorizar as histórias individuais das pessoas que ali trabalham e reforçar a importância de cada elo para a corrente ser cada vez mais forte e firme.

Assessoria de comunicação aliada ao marketing de conteúdo

É muito importante que o gestor entenda que a comunicação da empresa não é a mesma coisa que o marketing da empresa, embora tenham muitas semelhanças. O ideal é que os profissionais que cuidam dessas duas áreas estejam integrados e tenham sintonia para buscar os melhores resultados.

As estratégias podem e devem ser desenvolvidas de forma colaborativa entre estes setores. O marketing de conteúdo se alimenta da essência da comunicação, se estas duas frentes estiverem alinhadas, os resultados poderão ser atingidos de forma mais efetiva e mais rápida.

Se depois deste artigo você já puder pensar melhor a respeito das perguntas feitas no início desta leitura, já valeu a pena. E lembre-se, na crise podem surgir as ideias mais criativas. Faça da comunicação a sua grande aliada para potencializar o seu negócio.

Por: Liliane Machado
Jornalista e criadora de conteúdo na Oficina das Palavras

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *