Um estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) revelou que 82% das escovas de dentes comercializadas em São Paulo não atendem às normas brasileiras e podem trazer prejuízos à saúde bucal. A pesquisa, que foi tema da tese de doutorado da cirurgiã-dentista Sônia Regina Cardim de Cerqueira Pestana, analisou 345 modelos de escovas adquiridas em diferentes estabelecimentos comerciais de 26 municípios paulistas.
De acordo com a pesquisa, as cerdas das escovas analisadas são afiadas quando deveriam ser arredondadas, o que pode produzir micro ferimentos na gengiva e desgastes no esmalte do dente, representando um risco para a saúde e um descumprimento das normas vigentes. A pesquisadora destaca que é praticamente impossível averiguar o acabamento das cerdas a olho nu e que o consumidor acaba ficando à mercê da honestidade do fabricante.
Cabos e tufos
Além das cerdas, o estudo apontou que a maioria dos cabos das escovas de dente não são retos e achatados, como proposto pelo estadunidense Charles Bass, e que a quantidade de tufos e cerdas não atende ao padrão definido por ele. O número de cerdas por escova variou de 500 a 7.500 e a quantidade de tufos oscilou entre 13 a 65. A pesquisadora ressalta que a cabeça da escova deve ser compatível com a faixa etária de quem vai utilizar o produto, de forma a cumprir bem as funções.
Alerta para os riscos
Segundo Sônia Regina Cardim de Cerqueira Pestana, o estudo acende um alerta sobre os riscos e faz pensar no que ocorre em outros estados brasileiros. “Se no mercado paulista, reconhecidamente um dos mais exigentes, a qualidade é preocupante, isso nos leva a pensar no que ocorre em outros estados brasileiros”, questiona a pesquisadora.
Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/
Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.