Epidemia de câncer na garganta pode estar relacionada a hábitos sexuais

Nos últimos anos, tem havido um aumento significativo nos casos de câncer orofaríngeo em todo o mundo. Especialistas acreditam que a causa pode estar relacionada aos hábitos sexuais e à baixa adesão à vacinação contra o papilomavírus humano (HPV). Antes, os casos de câncer de garganta estavam associados ao tabagismo e ao alcoolismo. No entanto, atualmente, os serviços de saúde têm observado um aumento epidêmico devido às infecções sexuais por HPV.

O HPV é um vírus com múltiplas cepas e é o principal causador do câncer de colo de útero. As cepas conhecidas como HPV16 e HPV18 são as maiores responsáveis por causar cânceres, geralmente com progressão lenta e silenciosa, atrasando o diagnóstico. Especialistas nos Estados Unidos alertam que uma epidemia de câncer orofaríngeo tem se alastrado, causada pelo contato com o vírus. Estudos epidemiológicos traçam uma relação entre a presença de câncer e o comportamento sexual dos participantes.

O estudo aponta que, independentemente do gênero, mais de 80% dos participantes já haviam praticado sexo oral e que a cepa prevalente é a HPV16. No entanto, os homens parecem ser mais propensos ao desenvolvimento do câncer de garganta devido ao maior número de relações sexuais durante a vida. Há quatro homens infectados para cada mulher que apresenta comorbidade, de acordo com o site UCI Health.

Prevenção e sinais de alerta

Existem campanhas de vacinação contra o HPV para adolescentes e jovens que ainda não possuem vida sexual ativa. As vacinas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), em todas as unidades básicas, e são indicadas para meninas e meninos de 9 a 14 anos. Também é possível se prevenir com métodos de barreira durante o sexo oral, como o uso de camisinhas.

Caso você perceba irritação constante na garganta, feridas no céu da boca, hálito fétido persistente, dor na mandíbula ou ouvido, dificuldade de mastigar ou engolir, sangramento bucal, procure seu médico de referência. O câncer de garganta causado pelo HPV é prevenível e, portanto, sempre procure relacionar-se de forma segura. A prevenção é sempre a melhor forma de combate ao acometimento por doenças. 

Este texto foi gerado pela IA do GerAI e recebeu curadoria humana de Manoela Meneses, do JOR, para garantir sua qualidade e relevância.
O GerAI conecta o ChatGPT ao WhatsApp. É #GRÁTIS! Experimente em https://gerai.com.br/

Obs.: Gere press release ou nota de imprensa, como esta, com as hashtags #release e #nota no GerAI.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *